O seu canal diário de Notícias

Operação Rota Caipira: PF destrói estruturas de armazenamento de Drogas no TO

Propriedade no Parque Nacional da Chapada das Mesas era utilizada por organização criminosa em esquema de tráfico internacional

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), desencadeou nesta segunda-feira (13/11) uma ação determinada pela Justiça para a destruição de uma propriedade utilizada por uma organização criminosa no esquema de tráfico internacional de drogas. O cumprimento do mandado ocorreu no Parque Nacional da Chapada das Mesas, localizado no município de Carolina/MA.

A operação é um desdobramento da investigação criminal iniciada em abril deste ano, intitulada Operação Rota Caipira. A fase ostensiva da operação visa reprimir e prevenir o tráfico internacional de cocaína proveniente da Bolívia, Peru e Colômbia, destinada aos estados do norte e nordeste brasileiros. A organização criminosa alvo da ação é especializada no transporte aéreo de drogas, utilizando estruturas logísticas localizadas no Brasil, principalmente nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.

Os indiciados no inquérito foram denunciados pela Polícia Federal e agora respondem a ação penal, cada um conforme suas responsabilidades, pelos crimes de associação para o tráfico de drogas, tráfico internacional de drogas e participação em organização criminosa internacional.

A propriedade destruída era utilizada como ponto estratégico para armazenamento de drogas, contribuindo para o funcionamento do esquema criminoso. A ação conjunta da PF e do ICMBIO evidencia a necessidade de atuação integrada em áreas estratégicas para o combate ao tráfico internacional de drogas, preservando não apenas a segurança pública, mas também o patrimônio ambiental.

A Operação Rota Caipira reafirma o compromisso das autoridades na repressão efetiva e na prevenção de atividades ilícitas, desmantelando estruturas fundamentais para o funcionamento de organizações criminosas dedicadas ao tráfico internacional de entorpecentes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais