O seu canal diário de Notícias

Operação contra furtos de energia em Palmas e Luzimangues realiza 183 inspeções, com 43 autuações e 5 prisões

Além das consequências legais e técnicas, o furto de energia pode causar acidentes graves, como choques elétricos e incêndios, além de comprometer a segurança das instalações elétricas

 

Entre os dias 2 e 6 de setembro, a Polícia Civil do Tocantins, em colaboração com a Concessionária de Energia do Tocantins, conduziu uma operação significativa contra furtos e fraudes de energia em Luzimangues, no distrito de Porto Nacional e em Palmas. A ação envolveu 183 inspeções, resultando em 43 autuações e cinco prisões.

O furto de energia é um crime, conforme o Código Penal, e pode resultar em penas de até quatro anos de prisão e multas. Além das sanções legais, o furto de energia pode levar a sérios problemas, como sobrecarga na rede elétrica, quedas de energia e danos a equipamentos.

Renato Dias, coordenador de Perdas da Energisa, destaca que os desvios afetam todos os usuários, não apenas os infratores.  “Vale destacar que a rede elétrica foi projetada para atender um determinado número de clientes. Desvios de energia podem prejudicar todos os usuários, causando sobrecarga na rede, oscilações, quedas de energia e danos a equipamentos e transformadores”, destacou.

Riscos Associados

Além das consequências legais e técnicas, o furto de energia pode causar acidentes graves, como choques elétricos e incêndios, além de comprometer a segurança das instalações elétricas. A fraude não só sobrecarrega a rede elétrica, mas também pode afetar a qualidade da energia fornecida aos consumidores legais.

Ações e Estatísticas

Em 2023, foram registrados 35.492 MWh de energia furtada no Tocantins. A Concessionária, em parceria com a Polícia Civil, realizou 31.918 inspeções e identificou 4.085 casos de furto. O balanço do ano passado também revelou 139 boletins de ocorrência relacionados, o que equivale a cerca de um caso a cada três dias.

Como Denunciar

Denunciar o furto de energia é simples e sigiloso. A população pode fazer denúncias através dos seguintes canais: Call Center da Energisa pelo número 0800 721 3330, no site energisa.com.br, via Facebook ou Twitter, nas agências de atendimento presencial, pelo aplicativo Energisa On, ou pelo WhatsApp da Gisa no endereço www.gisa.energisa.com.br.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais