A Polícia Federal deflagrou hoje a “Operação Broken Armour”, que em tradução livre significa “armadura quebrada” – marcando o início da fase ostensiva da investigação sobre fraude em licitações, organização criminosa e lavagem de dinheiro, possivelmente envolvendo empresários e servidores públicos no Estado do Tocantins.
De acordo com informações da PF, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversas cidades do país, incluindo Brasília/DF, Belém/PA, Anápolis/GO, Goiânia/GO, Umuarama/PR, Boa Vista/RR, Ribeirão Preto/SP, Cotia/SP, São Paulo/SP e Maceió/AL. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Tocantins.
A “Operação Broken Armour” é um desdobramento da “Operação Ophiocordyceps” e tem como foco a apuração de suspeitas relacionadas a uma organização social contratada para gerenciar leitos clínicos e de UTI em hospitais nas cidades de Palmas e Gurupi, no Tocantins. Há indícios de superfaturamento nos valores dos insumos e serviços prestados por essa organização.
A organização social em questão teria recebido cerca de R$ 90 milhões para a gestão de dois hospitais durante o enfrentamento da pandemia do Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Parte desse montante teria sido desviada em benefício de agentes públicos e empresários ligados à organização.
Segundo a Polícia Federal, as evidências apontam para um esquema criminoso que envolve superfaturamento, sobrepreço, pagamento por serviços não prestados ou pagamentos duplicados, além da subcontratação de empresas de fachada localizadas em outros estados da federação. A lavagem de dinheiro de origem ilícita também estaria entre as práticas adotadas pelos envolvidos.
Os indiciados poderão responder por lavagem de dinheiro, fraude em licitação e organização criminosa, crimes que, somados, podem resultar em até 23 anos de reclusão. Além disso, há a possibilidade de perda de bens e valores para a reparação dos danos decorrentes das infrações penais. A ação da PF busca desmantelar esse esquema que impactou negativamente o enfrentamento da pandemia no Estado do Tocantins.