O seu canal diário de Notícias

Operação “Bico Limpo” da PC-TO e Energisa resulta na Prisão de 11 pessoas por Furto de energia elétrica

Ação conjunta entre a Polícia Civil e a concessionária de energia combate fraudes e ligações clandestinas na Região do Bico do Papagaio

Em uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) e a Energisa, realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, 11 pessoas foram presas em flagrante por envolvimento em casos de furto de energia elétrica. A ação, denominada “Bico Limpo”, teve como foco principal combater o furto, as fraudes e as ligações clandestinas de eletricidade nas cidades de Augustinópolis, Araguatins, São Miguel do Tocantins, Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins.

Durante a operação, um total de 45 autuações foram emitidas, e 179 inspeções foram conduzidas em diversos locais da Região do Bico do Papagaio. A mobilização contou com aproximadamente 30 profissionais, entre agentes da Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos e colaboradores da Energisa.

O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP – Palmas), João Batista Marques, ressaltou o sucesso da ação conjunta e a importância de coibir o furto de energia elétrica. Ele afirmou: “A ação conjunta foi muito exitosa no Bico do Papagaio, onde tivemos várias apreensões e prisões em flagrante efetuadas. Outras operações serão realizadas no estado no sentido de combater o furto de energia elétrica, que, além de crime, prejudica a distribuição de energia. Então reitero à toda a população para que use energia de forma racional e legal.”

Ricardo Pedrosa, Coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, agradeceu à Polícia Civil pelo apoio e parceria na operação “Bico Limpo” e destacou a importância da colaboração da população. Ele ressaltou: “Na última semana, também por meio de um trabalho conjunto, foi realizada uma grande ação nas cidades de Porto Nacional e Paraíso. Desta vez, na região do Bico do Papagaio, conseguimos identificar e combater essa prática, que é crime previsto em Lei. Reforçamos a todos e todas a importância que é denunciar casos de furtos de energia, pois no final quem paga a conta é toda a população.”

A Energisa alertou que desvios de energia podem prejudicar todos os usuários, causando sobrecarga na rede, oscilações, faltas de energia e danos a equipamentos e transformadores. O furto de energia elétrica é uma infração tipificada nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, sujeita a penas que incluem até quatro anos de reclusão, além de uma possível multa. A concessionária enfatiza que a denúncia de casos de furto de energia pode ser realizada de maneira fácil e anônima, por meio de diversos canais de atendimento disponíveis, como o call center, no número 0800 721 3330. A ação conjunta entre a PC-TO e a Energisa demonstra o compromisso em garantir a integridade do sistema elétrico e a legalidade no uso da energia elétrica na região.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais