A Polícia Civil do Tocantins realizou, nesta quinta-feira, 11 , uma operação voltada ao combate de manobras perigosas, conhecidas como “grau”, e da divulgação de apologia ao crime nas redes sociais. A ação resultou na prisão de 20 adultos e na apreensão de cinco adolescentes, cumprindo 50 mandados judiciais em municípios da região do Bico do Papagaio.
Durante a operação, além das prisões e apreensões, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, São Miguel do Tocantins, Araguatins e Buriti do Tocantins. A Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis determinou medidas cautelares para impedir que as práticas ilegais continuem. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
As investigações apontam infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no Código Penal, incluindo exibição não autorizada de manobras, condução sem habilitação, entrega de veículo a pessoa não habilitada, apologia ao crime e adulteração de sinais identificadores de veículos, com foco na adulteração e supressão de placas de motocicletas.
Uso de redes sociais
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os investigados utilizavam redes sociais para publicar vídeos das manobras, incentivando outras pessoas a repetirem as condutas de risco.
O Judiciário determinou a suspensão imediata dos perfis e conteúdos vinculados aos investigados, proibindo ainda a criação de novos perfis ou o uso de contas de terceiros para divulgar manobras perigosas.
Medidas de prevenção
Para evitar a continuidade dos riscos, 25 investigados tiveram suspenso o direito de dirigir ou foram proibidos de obter habilitação por pelo menos 12 meses. A medida busca reduzir acidentes e preservar a segurança nas vias públicas.