O seu canal diário de Notícias

Ministro da Justiça e Segurança Pública acompanha operação de recaptura de fugitivos em Mossoró

Ricardo Lewandowski se desloca para o RN em esforço conjunto das forças de segurança para localizar evadidos de presídio federal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, empreenderá uma viagem neste domingo (17) com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte, com o intuito de supervisionar a operação de recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de segurança máxima sediada no município. A ação conjunta está sob responsabilidade da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Rio Grande do Norte e Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que unem esforços das instituições federais e estaduais no combate à criminalidade organizada.

Partindo de Brasília às 7h, Lewandowski será acompanhado pelo diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. O ministro planeja se reunir com os líderes das equipes encarregadas das buscas pelos fugitivos, além de um encontro com o titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, presente na cidade potiguar desde a quarta-feira (14), data da fuga.

Os foragidos, identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, representam os primeiros detentos a evadirem-se de uma penitenciária federal de segurança máxima, estabelecimento inaugurado em 2006. A fuga ocorreu na última quarta-feira (14). Na noite de sexta-feira (16), os evadidos mantiveram uma família como refém, perpetrando roubo de celulares e alimentos, conforme confirmado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O incidente deu-se aproximadamente a três quilômetros da penitenciária federal de Mossoró.

Para a captura dos fugitivos, mobiliza-se um contingente de aproximadamente 300 agentes federais, empregando-se drones e três helicópteros. A modalidade de fuga está sob investigação, com a descoberta de um buraco em uma parede, suspeitando-se do uso de ferramentas destinadas a uma obra interna.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou sobre a condução de duas investigações em curso. Uma delas, de natureza administrativa, liderada pela Senappen, investiga as responsabilidades relacionadas à fuga, podendo desencadear um processo administrativo. Além disso, está em curso um inquérito sob jurisdição da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que possam ter facilitado a fuga dos detentos da penitenciária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais