Homem desaparecido em mata é encontrado debilitado e resgatado por equipes com apoio de cão farejador e drones

Homem desaparecido em mata é encontrado debilitado e resgatado por equipes com apoio de cão farejador e drones
Foto: SD Cardoso- PMTO

 

Um homem de 56 anos, que havia sumido na manhã de sexta-feira, 26 , na zona rural de Bom Jesus do Tocantins, foi encontrado neste sábado, 27 , por volta das 11h30. A família acionou ajuda após não conseguir contato, e equipes especializadas iniciaram as buscas ainda na noite de sexta-feira.

As primeiras varreduras foram feitas em uma área de cerca de 32 mil m² com apoio de drones, mas tiveram de ser interrompidas devido à falta de pistas e às dificuldades para trabalhar à noite.

Na manhã de sábado, os trabalhos foram retomados pela Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), que contou com a cadela Dory, treinada para localizar pessoas em regiões de difícil acesso. Ao mesmo tempo, a Rádio Patrulha da Polícia Militar foi acionada para reforçar o trabalho.

Por volta do fim da manhã, o faro da cadela ajudou a localizar o homem. Ele estava consciente e orientado, mas apresentava fraqueza e desidratação, sem condições de andar.

Resgate em área de difícil acesso

O local onde ele foi achado era de mata fechada e com desníveis, o que dificultou a remoção. Os militares precisaram carregá-lo nos braços por cerca de 400 metros até um ponto acessível. Em seguida, ele foi levado em uma viatura da CIBS até o Hospital Regional de Pedro Afonso para receber atendimento.

O sargento Gusmão, que participou da ocorrência, contou como foi a retirada. “Nós encontramos a vítima a 400 metros da casa dele. Ele estava em uma área de mata e foi encontrado em decúbito ventral. A área lá era bem complicada, com desnível e bastante cipó, o que dificultava a nossa locomoção e também a remoção dele desse local. Ele estava bem debilitado, desidratado e não conseguia andar, então a gente teve que carregar ele nos braços até um local onde a viatura conseguiu chegar para poder fazer o transporte dele para o hospital. Sempre que atendemos uma ocorrência dessa, vamos com o coração aberto e ficamos muito felizes por ter entregado esse resultado para a família. Eles nos agradeceram bastante, ficaram muito gratos, e a gente também fica emocionado quando vê que conseguiu prestar um serviço de qualidade e que as pessoas ficaram felizes com o que fazemos”.

Apoio e integração

A ação mobilizou diferentes equipes, que atuaram em conjunto utilizando cães treinados e recursos tecnológicos, como drones. O resgate emocionou familiares, que agradeceram aos profissionais envolvidos pela dedicação e rapidez na resposta.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias