Delegacia da Mulher de Araguaína fecha 2023 com quase mil inquéritos concluídos

Durante o ano, a 3ª DEAM não só finalizou quase mil inquéritos, mas também instaurou 786 novos inquéritos policiais, registrou 815 boletins de ocorrência e solicitou 705 medidas protetivas de urgência, evidenciando o empenho contínuo na luta contra a violência de gênero

 

A 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) encerrou o ano de 2023 com um total de 998 inquéritos finalizados e encaminhados ao Poder Judiciário, intensificando suas operações contra a violência direcionada às mulheres na região de Araguaína.

Durante o ano, a 3ª DEAM não só finalizou quase mil inquéritos, mas também instaurou 786 novos inquéritos policiais, registrou 815 boletins de ocorrência e solicitou 705 medidas protetivas de urgência, evidenciando o empenho contínuo na luta contra a violência de gênero.

PARTICIPAÇÃO EM OPERAÇÕES NACIONAIS E AÇÕES LOCAIS: 

A 3ª DEAM participou ativamente de duas operações de alcance nacional, a Átria e a Shamar, ambas voltadas para erradicar a violência contra a mulher. Também, promoveu iniciativas locais como a 2ª edição do Projeto Fênix, em março, e a 1ª Caminhada Agosto Lilás, com mais de 600 participantes, enfocando a conscientização e a mobilização contra a violência doméstica.

A delegada regional de Araguaína, Ana Maria Varjal, destaca o comprometimento da Polícia Civil em enfrentar a violência doméstica, “Essas ações demonstram o comprometimento da Polícia Civil em combater a violência doméstica no município de Araguaína e reforçam o nosso papel enquanto autoridade policial e também mulher, em conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a mulher.

Segundo Ana Maria Varjal, dar ampla divulgação aos canais de denúncias para que as vítimas se sintam encorajadas em buscar o apoio da polícia e encerrar o ciclo de violência é um papel importante de enfrentamento que deve continuar a ser exercido.

A delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian de Souza, enfatiza o compromisso da unidade em dar voz às mulheres, oferecendo informações para identificar situações de violência e promovendo a rede de proteção. “Nosso trabalho de conscientização tem o objetivo de levar informações para as mulheres, para que possam identificar se estão sendo vítimas de algum tipo de violência, ou até mesmo identificar essas situações e ajudar mulheres a sua volta”.

APLICATIVO SALVE MULHER: 

Um dos recursos mais demandados é o aplicativo Salve Mulher, disponível para Android, que oferece informações sobre os tipos de violência, possibilita denúncias anônimas e agiliza pedidos de medidas protetivas, reforçando o compromisso da 3ª DEAM em oferecer apoio e proteção às vítimas de violência de gênero.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais