Custodiado da Unidade de Cariri conquista primeiro lugar em três cursos universitários por meio do Enem

Na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um custodiado da Unidade de Tratamento Penal do Cariri alcançou um feito notável ao garantir o primeiro lugar em Engenharia Florestal na UFT. Essa conquista não se limitou a uma instituição de ensino, pois o candidato também foi aprovado em Engenharia Elétrica na Uninter e Agronomia pela Uniasselvi, por meio do Prouni, competindo com estudantes de todo o país.

Para o reeducando M.P.M., estudar de 3 a 6 horas por dia fez ele entender que o esforço dele teve resultado. “A importância desse avanço para mim é tao grande que chega a ser imensurável. Sempre acreditei no decorrer dos meus estudos que a cultura e a educação são elementos indispensáveis para a plena formação do indivíduo. E através disso, estou indo em busca da minha plenitude. Além disso, após tantas revoluções que ocorreram no mundo, principalmente após a revolução técnica, científica e informacional, a qualificação profissional tornou-se uma necessidade para que possamos ingressar no mercado de trabalho,” enfatizou.

O custodiado já está matriculado no curso de Engenharia Florestal na UFT de Gurupi, com base na sua afinidade com a área. Essa decisão, representa um grande passo para sua reintegração à sociedade.

Importante ressaltar que houve mais aprovados nas unidades de Arraias e Palmeirópolis.

 

Foco e estratégia

A Unidade de Tratamento Penal do Cariri, com foco na ressocialização, implementou estratégias para apoiar a qualificação dos custodiados por meio do ensino superior. Fornecendo materiais de estudo, como livros e apostilas, e garantindo acesso à biblioteca sempre que necessário. Dessa forma, a instituição busca criar oportunidades para que os custodiados se dediquem aos estudos, promovendo uma transformação positiva em suas vidas. E este caso de sucesso destaca a eficácia dessas iniciativas na busca pela reintegração social através da educação.

O gestor da Unidade, Marcos Porto, ressaltou que tem feito tudo o possível para promover a educação na Unidade. “É muito relevante fazer com que a educação seja promovida, pois executamos um direito previsto na Lei de Execução Penal, possibilitamos a remição da pena pela leitura e garantimos que os custodiados tenham um retorno eficaz à sociedade”, concluiu.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]