Cerca de 200 quilos de entorpecentes apreendidos são incinerados em Palmas durante a semana de combate às drogas

 

Na manhã dessa quarta-feira, 25, a Polícia Civil do Tocantins realizou a destruição controlada de aproximadamente 200 quilos de substâncias ilícitas recolhidas durante ações de combate ao tráfico em 2024 e 2025. A queima foi conduzida pela 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc – Palmas), com apoio de outras forças, como a 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic – Palmas), o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público Estadual e a Vigilância Sanitária.

A atividade faz parte da Operação Narke IV, organizada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp/MJSP), e aconteceu dentro da programação da semana do Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado em 26 de junho. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de alertar a população sobre os prejuízos causados pelo uso e tráfico de drogas.

Segundo o delegado Alexander Pereira da Costa, da Denarc, o processo de incineração é fundamental para assegurar a eficiência e a transparência das ações policiais.  “Os entorpecentes incinerados são resultado direto do trabalho de investigação e repressão ao tráfico interestadual e ao crime organizado. O nosso objetivo com essa incineração é impedir que essas substâncias retornem às ruas ”.

O superintendente da Polícia Científica, Edson Almeida de Oliveira Pereira, detalhou que os entorpecentes estavam sob a guarda da central de custódia da instituição.  . “Todo o processo obedeceu às normas legais e sanitárias. A custódia e o controle das substâncias seguiram protocolos técnicos até o momento da incineração”.

Operação Narke IV

A queima dos entorpecentes faz parte da Operação Narke IV, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DIOPI/SENASP/MJSP). A ação integra as atividades realizadas na semana dedicada ao Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela ONU para promover a conscientização da sociedade sobre os efeitos negativos das drogas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias