Na manhã dessa quarta-feira, 25, a Polícia Civil do Tocantins realizou a destruição controlada de aproximadamente 200 quilos de substâncias ilícitas recolhidas durante ações de combate ao tráfico em 2024 e 2025. A queima foi conduzida pela 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc – Palmas), com apoio de outras forças, como a 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic – Palmas), o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público Estadual e a Vigilância Sanitária.
A atividade faz parte da Operação Narke IV, organizada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp/MJSP), e aconteceu dentro da programação da semana do Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado em 26 de junho. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de alertar a população sobre os prejuízos causados pelo uso e tráfico de drogas.
Segundo o delegado Alexander Pereira da Costa, da Denarc, o processo de incineração é fundamental para assegurar a eficiência e a transparência das ações policiais. “Os entorpecentes incinerados são resultado direto do trabalho de investigação e repressão ao tráfico interestadual e ao crime organizado. O nosso objetivo com essa incineração é impedir que essas substâncias retornem às ruas ”.
O superintendente da Polícia Científica, Edson Almeida de Oliveira Pereira, detalhou que os entorpecentes estavam sob a guarda da central de custódia da instituição. . “Todo o processo obedeceu às normas legais e sanitárias. A custódia e o controle das substâncias seguiram protocolos técnicos até o momento da incineração”.
Operação Narke IV
A queima dos entorpecentes faz parte da Operação Narke IV, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DIOPI/SENASP/MJSP). A ação integra as atividades realizadas na semana dedicada ao Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela ONU para promover a conscientização da sociedade sobre os efeitos negativos das drogas.