Vitória surpreendente de Milei nas eleições argentinas gera reações divergentes na América Latina

Com 55% dos votos, ele derrotou Sérgio Massa que teve 44% - Foto: Presidente eleito da Argentina, Javier Milei (Foto: X)

Diversos presidentes latino-americanos expressaram suas congratulações ao candidato argentino ultradireitista, Javier Milei, que emergiu vitorioso nas eleições presidenciais no último domingo (19). Milei derrotou o atual ministro da Economia, Sérgio Massa, conquistando 55% dos votos contra 44%, em meio a uma preocupante inflação de 142% em 12 meses.

Lula Parabeniza e Oferece Colaboração: O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou a vitória de Milei, ressaltando a importância da democracia e desejando sucesso ao novo governo argentino. Lula afirmou em suas redes sociais: “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.”

Colômbia Lamenta Vitória da Extrema-Direita: O presidente colombiano, Gustavo Petro, expressou suas congratulações a Milei, mas lamentou a vitória de um candidato associado à extrema-direita. Petro observou: “É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e já veremos… o neoliberalismo já não tem proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade.”

Presidentes de Esquerda Parabenizam sem Juízo de Valor: Presidentes considerados de esquerda ou centro-esquerda, como Luis Arce, da Bolívia, e Gabriel Boric, do Chile, parabenizaram o vencedor sem fazer juízo de valor do resultado eleitoral. Segundo Arce, a “Bolívia sempre será respeitosa com a vontade democrática dos nossos povos.”

Presidentes de Direita Celebram Vitória de Milei: Os presidentes de direita ou centro-direita do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o vitorioso nas eleições equatorianas, Daniel Noboa, também felicitaram Milei pela vitória. Noboa convidou Milei a “trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e por um futuro próspero que busque a cooperação entre nossas nações.”

Reações Divergentes no Brasil: No Brasil, as lideranças dos dois partidos com mais representantes na Câmara dos Deputados manifestaram posições divergentes. Enquanto o presidente do Partido Liberal (PL) comemorou, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, expressou cautela e afirmou esperar que o povo argentino saiba atravessar este “duríssimo teste” para a democracia, e que “a luta continua.”

Quem é Milei: Javier Milei, conhecido como comentarista econômico em programas de televisão, ganhou apoio da direita tradicional no segundo turno. O futuro presidente argentino se autodefine como libertário e anarcocapitalista, defendendo ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Milei promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para combater a inflação, embora tenha amenizado alguns discursos no segundo turno, prometendo não mais privatizar a saúde e as escolas públicas.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias