Vereadores reivindicam que repasses às Câmaras considerem também os recursos do Fundeb no Tocantins

Vereadores reivindicam que repasses às Câmaras considerem também os recursos do Fundeb no Tocantins
Foto: Aline Batista

 

Vereadores de diferentes municípios do Tocantins se reuniram nesta terça-feira, 23 , para cobrar que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) sejam considerados na base de cálculo do duodécimo repasse mensal destinado ao custeio das Câmaras Municipais.

O assunto foi discutido em uma Assembleia Geral Extraordinária da Associação de Câmaras Municipais do Tocantins (ASSCAM), realizada na Assembleia Legislativa do Estado (Aleto), com a participação do presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos).

Segundo os parlamentares municipais, a ausência da inclusão do Fundeb na base de cálculo reduz os valores repassados todos os meses, o que, de acordo com eles, fere a Constituição Federal.

Durante o encontro, foi aprovada uma ação conjunta entre as Câmaras para tentar garantir que o valor do fundo componha os 7% usados como referência para os repasses.

Argumento do governo estadual

O Poder Executivo argumenta que os recursos do Fundeb têm destinação exclusiva para a área da Educação e, por isso, não poderiam ser usados como parâmetro para definir os valores a serem transferidos ao Legislativo municipal.

Segundo essa interpretação, não existe previsão legal ou constitucional que autorize a inclusão do fundo no cálculo dos duodécimos.

Posição das Câmaras

Os presidentes de Câmaras reforçaram que não defendem o uso do dinheiro do Fundeb diretamente no Legislativo. A reivindicação, segundo eles, é apenas para que os valores do fundo sejam considerados na soma total da receita municipal, o que serviria de base para o cálculo do percentual de repasse.

Apoio da Assembleia Legislativa

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, declarou apoio à mobilização dos vereadores e destacou a importância de uma definição clara sobre o tema.  “Estou feliz com a presença de vocês e solidário com essa causa. Todos precisamos de segurança para gerir com eficiência e responsabilidade, e não podemos continuar convivendo com essa indefinição”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias