O seu canal diário de Notícias

Presidente Lula lança Plano Ruas Visíveis para garantir direitos à população em situação de rua

Investimento inicial de R$ 982 milhões promete efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua

Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Ruas Visíveis – Pelo Direito ao Futuro da População em Situação de Rua. Com um investimento inicial de R$ 982 milhões, a iniciativa visa concretizar a Política Nacional para a População em Situação de Rua e foi apresentada em meio às comemorações dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrados no domingo (10).

Durante o evento, Lula destacou a importância de iniciativas governamentais para apoiar a população em situação de rua, enfatizando a necessidade de dar visibilidade aos direitos dessas pessoas. O presidente ressaltou a responsabilidade do Estado em cuidar desses cidadãos, afirmando que a culpa recai sobre as estruturas governamentais quando não o fazem.

“Quando é que a gente vai convencer a humanidade que nós nascemos pra viver em comunidade, nós não nascemos para viver individualmente, cada um vivendo do jeito que pode”, destacou Lula, enfatizando a importância do compromisso social na busca por soluções efetivas.

O Plano Ruas Visíveis abrange 99 ações distribuídas em sete eixos: assistência social e segurança alimentar; saúde; violência institucional; cidadania, educação e cultura; habitação; trabalho e renda; e produção e gestão de dados. Essas ações envolvem a colaboração de 11 ministérios, parcerias com governos estaduais e municipais, além do diálogo com movimentos sociais e outras instâncias representativas.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, informou que mais de 221 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil, enfrentando pobreza extrema e vulnerabilidade a diversas formas de violência. O Plano Ruas Visíveis reflete o compromisso do governo em transformar as promessas da Declaração Universal dos Direitos Humanos em ações concretas.

Outras iniciativas anunciadas durante o evento incluem a regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a chamada arquitetura hostil em espaços públicos, e o lançamento oficial do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH).

O presidente Lula contou com o apoio do padre Júlio Lancellotti, que, presente na cerimônia, destacou a importância de recriar políticas públicas para grupos historicamente invisibilizados. O religioso agradeceu pela regulamentação da lei que leva seu nome e cobrou a efetiva implementação das ações do Plano Ruas Visíveis.

Com ações que abrangem desde assistência social até produção e gestão de dados, o Plano Ruas Visíveis representa um passo significativo na busca por soluções abrangentes e eficazes para a população em situação de rua no Brasil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais