Uma comitiva do Governo do Tocantins, liderada pelo governador Wanderlei Barbosa e com a participação do presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres, cumpriu uma agenda de dois dias em Brasília nesta última quarta e quinta-feira, 6 e 7 de agosto. O objetivo foi se reunir com ministros federais para defender a ampliação de parcerias e investimentos em áreas estratégicas para o estado.
As reuniões ocorreram nos ministérios das Cidades, dos Transportes, da Agricultura e da Saúde. Segundo Amélio Cayres, os ministros sinalizaram positivamente para as demandas apresentadas. “Enquanto representante do Poder Legislativo, estamos buscando formas de melhorar, de fato, a vida dos tocantinenses. Sabemos que é necessário o apoio do Governo Federal para que possamos avançar”, afirmou o presidente da Aleto.
Demandas por área
No encontro com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, a comitiva formalizou um pedido para a construção de mais de 1,4 mil moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida. As unidades seriam destinadas a Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins, visando reduzir o déficit habitacional que afeta mais de 44 mil pessoas no estado.
Na pauta da infraestrutura, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que a entrega da nova ponte JK, na região do Bico do Papagaio, segue prevista para dezembro deste ano. O ministro também se comprometeu a garantir recursos para o anel viário de Axixá.
Junto ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o debate se concentrou em meios de proteger o agronegócio tocantinense diante de uma nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a determinados produtos brasileiros. A busca por novos mercados para a exportação de carne bovina foi um dos temas centrais.
Na área da saúde, foram apresentadas ao ministro Alexandre Padilha demandas como o financiamento para média e alta complexidade, a habilitação de 11 leitos de UTI Adulto Tipo II no Instituto Sinai, em Palmas, e apoio federal para o enfrentamento ao sarampo. A expectativa é que, com esse amparo, seja possível dobrar a capacidade de atendimento no Tocantins nos próximos anos.
A comitiva contou também com a participação de secretários de estado, técnicos e parlamentares da bancada federal, como o senador Eduardo Gomes e os deputados federais Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães, além do deputado estadual Luciano Oliveira.