O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), obteve um forte respaldo político durante uma reunião com 20 deputados estaduais para discutir sua pré-candidatura ao Governo do Estado.
O encontro aconteceu durante um jantar na noite dessa quarta-feira, 26, em Palmas. Durante a reunião, os parlamentares se colocaram à disposição para apoiar o projeto e muitos se referiram a si mesmos como “soldados” na construção política de 2026.
Os presentes reforçaram a importância da conciliação dentro do grupo e destacaram que a candidatura não será uma disputa entre a Assembleia e Brasília. “Não é uma candidatura da Assembleia contra Brasília ou vice-versa”, afirmaram os deputados.
Amélio Cayres também ressaltou a relevância do diálogo com figuras políticas de destaque no Estado, como o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e o senador Eduardo Gomes (PL), ambos elogiados pelo presidente da Assembleia. O deputado Vicentinho Júnior (PP) também foi citado como essencial para qualquer projeto político no Tocantins. “Não tem como construir um projeto sem eles”, afirmou.
O presidente da Aleto, destacou sua relação próxima com políticos como Vicentinho Júnior e Eduardo Gomes, lembrando que ambos frequentemente se hospedam na casa de seu irmão, o prefeito Antônio do Bar. E, também destacou a importância da senadora Professora Dorinha (UB) no processo eleitoral. “Não tem como também construir uma candidatura sem ela”, disse.
Amélio afirmou que a ampliação do diálogo com prefeitos e outras lideranças do Estado, incluindo o chefe do executivo da capital tocantinense, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), é fundamental para o sucesso do projeto.
Decisão coletiva
Apesar do forte apoio, Amélio garantiu que a decisão final sobre a candidatura será tomada de forma conjunta, com base na viabilidade de cada nome. “Há espaço para todos”, concluiu, reafirmando que está disposto a atuar como “soldado”, seja para se candidatar ao Governo ou apoiar outro candidato.