A movimentação no governo do Tocantins ganhou mais um capítulo nessa segunda-feira, 24. Dessa vez, quem mudou de posição foi o vereador Carlos Amastha (PSB), que deixou o trabalho na Câmara para assumir o comando da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. A entrada dele no primeiro escalão foi confirmada após a publicação assinada pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD).
Amastha foi eleito vereador nas eleições de 2024 e tinha assumido a cadeira no começo deste ano. Em julho, durante o período em que Carlos Velozo (Agir) assumiu a prefeitura por causa da prisão e afastamento de Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Amastha também tinha sido chamado para chefiar a Zeladoria Urbana de Palmas.
Agora, ele deixa a Câmara para assumir um cargo ainda maior dentro do Estado.
A pasta estava sob o comando de Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva até 13 de novembro. Ele foi exonerado após ser citado na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou buscas da Operação Nêmeses investigação que apura a suposta tentativa de agentes públicos atrapalharem as apurações da Fames-19.
Na época em que deixou o cargo, Carlos Humberto afirmou que tinha ficado mais de quatro anos na secretaria e que estava retornando às suas atividades na iniciativa privada.







