Novos grupos em situação vulnerável passam a ter prioridade no Bolsa Família

 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social publicou uma nova regra nessa quarta-feira, 9 , que amplia os tipos de famílias que passam a ter prioridade para entrar no Programa Bolsa Família. Agora, mais três grupos foram adicionados à lista dos que vivem em situação de maior dificuldade e vulnerabilidade social.

Com essa mudança, também terão prioridade:

  • Famílias com pessoas em situação de rua;

  • Famílias que tenham alguém em risco social por conta da violação de direitos (informação registrada no sistema da assistência social – Prontuário SUAS);

  • Famílias que tenham alguém em risco de passar fome, conforme identificado pelo Ministério da Saúde.

Esses grupos se somam a outros já incluídos anteriormente, como:

  • Famílias com crianças em situação de trabalho infantil;

  • Famílias que tinham pessoas em situação parecida com trabalho escravo;

  • Famílias indígenas ou quilombolas;

  • Famílias que sobrevivem com a coleta de materiais recicláveis.

O ministro Wellington Dias explicou que o objetivo dessa mudança é aumentar a proteção social e garantir mais segurança alimentar e de renda para famílias que vivem em situação crítica. Segundo ele, essa decisão foi tomada pensando de forma integrada com outras políticas públicas.

Mesmo com a prioridade, as famílias precisam seguir os critérios de entrada no programa e manter o cadastro atualizado e correto, como exigido pelo governo.

Essa nova regra já está valendo desde essa quarta-feira, 9 , e será aplicada nos pagamentos do Bolsa Família a partir de julho de 2025.

O que é o Bolsa Família

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil e já ajudou milhões de famílias a saírem da fome. O Governo Federal relançou o programa com mudanças para melhorar a proteção, levando em conta o número de pessoas da família. Assim, famílias maiores recebem mais do que pessoas que moram sozinhas.

Além do dinheiro, o programa também busca garantir o acesso das famílias a serviços essenciais como saúde, educação e assistência social, unindo diferentes áreas do governo para cuidar melhor das pessoas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias