Senar

Quase 70% dos Empreendedores brasileiros possuem renda de até 2 Salários-Mínimos

Pesquisa inédita do Sebrae destaca o papel do Empreendedorismo na geração de Emprego e Renda

Nos últimos anos, o sonho de se tornar proprietário de um negócio tem ganhado força no Brasil, tornando-se a segunda aspiração mais comum entre os adultos, ficando apenas atrás da vontade de viajar pelo país. Uma pesquisa recente conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que quase 70% dos 29 milhões de empreendedores no país, entre negócios formais e informais, têm uma renda mensal de até 2 salários-mínimos. Esses dados ressaltam o empreendedorismo como uma ferramenta essencial para garantir sustento e criar oportunidades.

De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do segundo trimestre de 2023, quase 20 milhões de brasileiros administram negócios com faturamento mensal inferior a 2 salários-mínimos. A pesquisa também evidencia que o rendimento dos empreendedores tende a crescer à medida que eles se qualificam.

Décio Lima, presidente do Sebrae, enfatiza a importância dos pequenos empresários, chamando-os de “formiguinhas” que incansavelmente impulsionam bairros, comunidades e municípios, contribuindo significativamente para a economia nacional. Ele declara: “São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida. Fazem a economia girar.”

Hoje, as pequenas empresas representam 95% de todas as empresas brasileiras e contribuem com 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Os dados destacam que, por meio de capacitação e educação continuada, os empreendedores podem expandir seus mercados. Lima enfatiza o compromisso do Sebrae nessa missão, afirmando que “a tarefa da instituição é formar essas pessoas para empreender durante toda sua trajetória. É uma tarefa permanente. É uma ação permanente.”

Embora o empreendedorismo seja uma atividade desafiadora, a pesquisa demonstra que ele oferece a possibilidade de iniciar um negócio de pequeno porte com potencial para crescer. O Sebrae também destaca que muitos empresários optam por manter seus empreendimentos em menor escala, pois essa escolha se alinha com suas metas financeiras. Décio Lima ressalta que o empreendedorismo pode ser um instrumento de transformação social e inclusão na sociedade, e o Sebrae está comprometido em apoiar os empreendedores em sua jornada para se tornarem geradores de renda, de acordo com o presidente Lula e Geraldo Alckmin.

Quase 70% dos Empreendedores brasileiros possuem renda de até 2 Salários-Mínimos

Quase 70% dos Empreendedores brasileiros possuem renda de até 2 Salários-Mínimos

Quase 70% dos Empreendedores brasileiros possuem renda de até 2 Salários-Mínimos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais