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MEC promoverá seminário para avaliar políticas de cotas raciais em universidades

O evento visa estimular diálogos e identificar mecanismos que garantam a eficácia das “ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas”

 

O Ministério da Educação (MEC) promoverá um seminário nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília, com o objetivo de conhecer e avaliar as experiências das universidades na adequação de candidatos às políticas de cotas raciais. O evento visa estimular diálogos e identificar mecanismos que garantam a eficácia das “ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas”.

Cleber Santos Vieira, secretário substituto da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), destacou que o seminário pretende não apenas conhecer as práticas já em vigor nas instituições federais de ensino superior, mas também discutir a possibilidade de uniformizar a operacionalização das comissões de heteroidentificação.

Discussões e Apresentações

Cleber explica que a primeira parte do seminário será dedicada à apresentação de estudos que mapearam a dinâmica das comissões de heteroidentificação nas universidades. Também, serão discutidas as expectativas da comunidade acadêmica, incluindo pró-reitores de graduação e ensino.

“Este seminário é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas instituições há décadas, ouvindo as experiências e discutindo os métodos já empregados pelas diferentes instituições. Teremos dados [suficientes] para a proposição de encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação”, afirmou o secretário substituto.

Cleber Vieira enfatizou que todas as ações serão realizadas respeitando a autonomia das instituições de ensino, que já adotam diversos mecanismos para garantir a eficácia das políticas de cotas.

“Hoje, a operacionalização das bancas e comissões são diversas. Pretende-se alcançar padrões, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação. O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar esse histórico”, enfatizou.

O objetivo final é reunir dados suficientes para propor encaminhamentos e elaborar documentos que orientem o trabalho das comissões de heteroidentificação.

 

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