Governador sanciona programa que visa revolucionar a educação do Tocantins

Foi sancionada nesta terça-feira (28), a Lei do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que tem como objetivo estar promovendo avanços na área da educação público em todo o Estado do Tocantins. A sanção foi feita pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

O programa prevê até o ano de 2027 estar realizando investimentos em várias áreas do setor educacional como em obras, tecnologia, valorização dos servidores, apoio aos municípios, entre outras iniciativas para alavancar os indicadores educacionais.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Profe tem a metodologia dividida em oito eixos norteadores: Aprendizagem; Educação Tecnológica e Inovadora; Investimentos e Infraestrutura; Desporto e Cultura; Educação Inclusiva; Formação dos Profissionais da Educação; Valorização dos Profissionais da Educação; e Profe nos municípios.

De acordo com o governador Wanderlei Barbosa, o programa veio para transformar a educação do Tocantins, “ Com o Profe, as políticas públicas serão desenvolvidas de forma colaborativa, abrangendo todo o Estado. Por meio da parceria entre o Estado e os municípios, atuaremos de modo que seja garantida a equidade no processo de ensino e aprendizagem em todas as escolas, seja ela estadual ou municipal”, enfatizou.

Também esteve presente o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que destacou que o programa prevê investimentos não somente na infraestrutura das escolas “ o Profe está focado em expandir o atendimento escolar com ações conjuntas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem e da redução das desigualdades educacionais, buscando a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes de todo o território tocantinense e a valorização dos profissionais da educação básica do Tocantins”, ressalta.

De acordo com o secretário o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), tem capacidade para atender os 139 municípios do Tocantins, beneficiando mais de 142 mil estudantes e mais de 11 mil professores das 503 escolas do Estado.

No projeto consta ainda a aplicação do Bolsa Permanência que nada mais é que entregar aos alunos do ensino médio R$ 100 mensais e mais R$ 1 mil ao final do ano. Mais de 11 mil estudantes serão beneficiados já em 2023. Essa medida tem como objetivo elevar os índices educacionais e de desenvolvimento de habilidades dos estudantes.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]