O seu canal diário de Notícias

Governador sanciona programa que visa revolucionar a educação do Tocantins

Programa de Fortalecimento da Educação prevê investimentos na área educacional

Foi sancionada nesta terça-feira (28), a Lei do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que tem como objetivo estar promovendo avanços na área da educação público em todo o Estado do Tocantins. A sanção foi feita pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

O programa prevê até o ano de 2027 estar realizando investimentos em várias áreas do setor educacional como em obras, tecnologia, valorização dos servidores, apoio aos municípios, entre outras iniciativas para alavancar os indicadores educacionais.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Profe tem a metodologia dividida em oito eixos norteadores: Aprendizagem; Educação Tecnológica e Inovadora; Investimentos e Infraestrutura; Desporto e Cultura; Educação Inclusiva; Formação dos Profissionais da Educação; Valorização dos Profissionais da Educação; e Profe nos municípios.

De acordo com o governador Wanderlei Barbosa, o programa veio para transformar a educação do Tocantins, “ Com o Profe, as políticas públicas serão desenvolvidas de forma colaborativa, abrangendo todo o Estado. Por meio da parceria entre o Estado e os municípios, atuaremos de modo que seja garantida a equidade no processo de ensino e aprendizagem em todas as escolas, seja ela estadual ou municipal”, enfatizou.

Também esteve presente o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que destacou que o programa prevê investimentos não somente na infraestrutura das escolas “ o Profe está focado em expandir o atendimento escolar com ações conjuntas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem e da redução das desigualdades educacionais, buscando a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes de todo o território tocantinense e a valorização dos profissionais da educação básica do Tocantins”, ressalta.

De acordo com o secretário o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), tem capacidade para atender os 139 municípios do Tocantins, beneficiando mais de 142 mil estudantes e mais de 11 mil professores das 503 escolas do Estado.

No projeto consta ainda a aplicação do Bolsa Permanência que nada mais é que entregar aos alunos do ensino médio R$ 100 mensais e mais R$ 1 mil ao final do ano. Mais de 11 mil estudantes serão beneficiados já em 2023. Essa medida tem como objetivo elevar os índices educacionais e de desenvolvimento de habilidades dos estudantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais