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DE QUE FORMA ASSISTIR FILMES E NOVELAS INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DOS JOVENS; ENTENDA

A exposição a diferentes conteúdos audiovisuais pode moldar crenças, atitudes e comportamentos dos jovens

A forma como assistir filmes e novelas influenciam na formação da personalidade dos jovens é um tema complexo e debatido há muitos anos. A mídia tem um papel importante na vida dos jovens, pois eles são constantemente expostos a diferentes narrativas, valores e comportamentos por meio dessas produções audiovisuais. Embora não exista um consenso definitivo sobre o grau de influência que esses conteúdos têm na formação da personalidade, diversos estudos e pesquisas têm sido conduzidos para compreender melhor essa relação.

Uma das maneiras pelas quais filmes e novelas podem afetar os jovens é através da identificação com personagens e situações retratadas na tela. Quando os jovens se veem representados em personagens que enfrentam desafios semelhantes aos seus, eles podem se sentir compreendidos e validados, o que pode fortalecer sua autoestima e autoconfiança. Por outro lado, se os personagens retratam comportamentos inadequados ou estereótipos negativos, isso pode levar os jovens a adotarem essas atitudes como modelos a serem seguidos, principalmente se não possuírem uma base sólida de educação e valores em casa ou na escola.

Pesquisas mostram que a exposição a comportamentos agressivos em filmes e novelas pode estar relacionada a um aumento na agressividade dos jovens. Um estudo realizado por Bushman e Huesmann (2006) revelou que a exposição contínua a conteúdos violentos na mídia está associada a um aumento na agressão verbal e física, bem como a uma diminuição na empatia em crianças e adolescentes. Além disso, a tendência de glorificar personagens antiéticos ou violentos, presentes em algumas produções, pode levar os jovens a admirar essas características, muitas vezes sem avaliar as consequências negativas de tais comportamentos.

Outro aspecto importante é a influência das representações de corpos e padrões de beleza nas novelas e filmes na autoimagem dos jovens. A mídia frequentemente promove estereótipos de beleza inatingíveis, o que pode gerar insatisfação com o próprio corpo e problemas de autoestima. Estudos têm demonstrado que jovens, especialmente as adolescentes, expostas a imagens idealizadas de corpos podem desenvolver distúrbios alimentares e problemas de saúde mental. Pesquisas como a de Harrison e Hefner (2014) encontraram uma associação significativa entre a exposição frequente a programas de televisão que enfatizam a aparência física e o aumento da preocupação com o corpo e a dieta em adolescentes do sexo feminino.

A INFLUÊNCIA POSITIVA DOS FILMES E NOVELAS NA VIDA DOS JOVENS

Por outro lado, filmes e novelas também podem exercer um impacto positivo na formação da personalidade dos jovens. Produções que abordam temas relevantes, como inclusão, diversidade, superação de desafios e valores familiares podem oferecer exemplos inspiradores e lições valiosas para os jovens. Narrativas que destacam a importância da amizade, do respeito às diferenças e da busca pelo conhecimento podem contribuir para a formação de indivíduos mais empáticos, tolerantes e solidários.

Os pais e educadores têm um papel crucial em ajudar os jovens a interpretar criticamente as mensagens transmitidas pelos filmes e novelas. Incentivar discussões abertas sobre o conteúdo que estão assistindo, questionar a veracidade das situações retratadas e refletir sobre as possíveis consequências dos comportamentos mostrados pode ajudar a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de discernimento dos jovens. Além disso, incentivar a leitura, o acesso a diferentes tipos de mídia e a participação em atividades culturais pode enriquecer o repertório dos jovens e proporcionar uma visão mais ampla do mundo.

Em resumo, a influência de filmes e novelas na formação da personalidade dos jovens é um tópico multifacetado, com impactos positivos e negativos. A exposição a diferentes conteúdos audiovisuais pode moldar crenças, atitudes e comportamentos dos jovens, mas não é o único fator a ser considerado. A família, a escola, os amigos e outros aspectos do ambiente também desempenham um papel crucial na formação da personalidade dos jovens. Portanto, é essencial que os pais, educadores e a sociedade como um todo estejam atentos ao conteúdo oferecido aos jovens e promovam uma educação que os ajude a interpretar criticamente a mídia e a desenvolver uma visão de mundo ética e responsável.

COMO SABER QUE TIPOS DE FILMES E NOVELAS OS JOVENS PODEM ASSISTIR

Determinar o tipo de filmes e novelas adequados para os jovens assistir requer uma abordagem cuidadosa e sensível. É importante levar em consideração a faixa etária dos jovens, seus interesses, maturidade emocional e valores familiares. Uma maneira eficaz de saber quais produções são apropriadas é por meio da classificação indicativa atribuída pelas autoridades competentes, como órgãos de classificação etária ou pais e responsáveis. As classificações ajudam a orientar os pais e cuidadores sobre o conteúdo das obras, permitindo que façam escolhas informadas.

Por exemplo, se um jovem possui 12 anos, é recomendável optar por filmes e novelas classificados como “Livre” ou “Não recomendado para menores de 10 anos”. Essas produções geralmente têm conteúdo mais leve e adequado para crianças dessa faixa etária, evitando cenas violentas, linguagem imprópria ou temas adultos. Um exemplo de filme adequado para essa faixa etária seria uma animação com mensagens positivas sobre amizade e trabalho em equipe.

Para jovens adolescentes, com idade entre 13 e 16 anos, é aconselhável escolher filmes e novelas com classificação “10 anos”, “12 anos” ou “14 anos”. Essas produções podem abordar temas mais complexos e questões sociais relevantes, mas ainda são moderadas em termos de violência e conteúdo adulto. Por exemplo, um filme com classificação de 12 anos que fale sobre a importância do respeito à diversidade pode ser uma escolha adequada.

Para os jovens mais velhos, com idade acima de 16 anos, filmes e novelas com classificação indicativa “16 anos” ou “18 anos” podem ser considerados, pois eles geralmente tratam de temas mais maduros e realistas, que podem incluir violência, linguagem forte ou cenas mais explícitas. Um exemplo seria um filme que retrata questões complexas como relacionamentos abusivos e dependência química, mas que também oferece uma mensagem relevante sobre superação e busca por ajuda.

No entanto, é importante lembrar que a classificação indicativa é apenas uma diretriz e que os pais e responsáveis devem sempre usar o seu discernimento para escolher o conteúdo mais apropriado para os jovens. Conhecer os interesses e a maturidade emocional de cada jovem também é fundamental na hora de fazer escolhas conscientes. Além disso, assistir aos filmes e novelas junto com os jovens e promover discussões sobre o conteúdo apresentado pode ser uma maneira valiosa de ajudá-los a compreender as mensagens transmitidas e a desenvolver pensamento crítico em relação à mídia que consomem.

Por Uágno Lima

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