Segundo lote da restituição do IR 2025 paga mais de R$ 11 bilhões a 6,5 milhões de pessoas nesta segunda, 30

 

Quem declarou o Imposto de Renda mais cedo neste ano já pode comemorar. A Receita Federal começa a pagar, nesta segunda-feira, 30 , o segundo lote de restituição de 2025, que será o maior da história, tanto em número de pessoas quanto em valor.

Neste lote, 6,5 milhões de contribuintes vão receber o dinheiro, totalizando R$ 11 bilhões. Parte desses pagamentos é referente a restituições de anos anteriores que ainda estavam pendentes.

O pagamento será feito primeiro para quem tem algum tipo de prioridade, segundo critérios da Receita. Confira como está dividido:

  • 4,76 milhões usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix (esses, embora não tenham prioridade legal, passaram a ter preferência em 2025);

  • 1,04 milhão de pessoas têm entre 60 e 79 anos;

  • 496 mil têm como principal fonte de renda o trabalho com ensino (professores);

  • 148 mil têm mais de 80 anos;

  • 91 mil têm alguma deficiência ou doença grave.

Quem não está nesse grupo ainda não será incluído nesta etapa de pagamento.

A consulta já está disponível desde o dia 23. Para saber se você está na lista:

  1. Acesse o site da Receita Federal;

  2. Clique em “Meu Imposto de Renda”;

  3. Depois, selecione “Consultar a Restituição”.

Você também pode conferir pelo aplicativo da Receita no celular ou tablet.

Onde o dinheiro será depositado

O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF que o contribuinte informou ao preencher a declaração.

Caso o valor não caia na conta (por exemplo, se ela tiver sido encerrada), o dinheiro ficará disponível por até 1 ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode pedir para o valor ser transferido para qualquer conta que esteja em seu nome. Para isso, é possível acessar o site do banco ou ligar para:

  • 4004-0001 (capitais),

  • 0800-729-0001 (outras regiões),

  • 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

E se o dinheiro não for resgatado

Se o contribuinte deixar o valor parado por mais de 1 ano, ainda poderá pedir a devolução, mas aí será preciso entrar no Portal e-CAC da Receita.

Ao acessar o portal, siga este caminho:

  1. Vá em “Declarações e Demonstrativos”;

  2. Clique em “Meu Imposto de Renda”;

  3. Depois, vá em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias