Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR com mais de 7 milhões de contribuintes

 

Nesta quinta-feira, 24, a partir das 10 da manhã, a Receita Federal libera a consulta para mais de 7 milhões de pessoas que fizeram a declaração do Imposto de Renda deste ano. Elas poderão verificar se estão no grupo que vai receber o terceiro lote de restituições. Este é o maior número de pessoas contempladas em uma só vez até agora e o segundo maior valor pago, somando também restituições de anos anteriores.

No total, serão pagos 10 bilhões de reais para mais de 7,2 milhões de contribuintes. A maior parte desse dinheiro vai para quem tem prioridade no recebimento, como idosos, professores, pessoas com alguma deficiência e outras categorias definidas por lei.

Os pagamentos vão atender diferentes grupos, entre eles:

  • Mais de 6 milhões que usaram o modelo pré-preenchido da declaração e/ou optaram por receber pelo Pix;

  • Quase 760 mil pessoas sem prioridade legal;

  • Mais de 83 mil idosos entre 60 e 79 anos;

  • Cerca de 35 mil professores;

  • Perto de 16 mil idosos com mais de 80 anos;

  • Mais de 11 mil pessoas com deficiência física, mental ou doenças graves.

Quem usou a declaração pré-preenchida e a opção Pix recebeu prioridade neste ano, mesmo que não tivesse direito por lei.

Como saber se você vai receber

Para consultar, é só entrar no site da Receita Federal, acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer essa consulta pelo aplicativo da Receita, que pode ser instalado em celular ou tablet.

Quando o dinheiro cai na conta

O pagamento será feito no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária ou na chave Pix (do tipo CPF) que o contribuinte informou na declaração. Caso não esteja no lote, a pessoa deve verificar se tem alguma pendência na declaração pelo sistema e, se necessário, corrigir com uma declaração retificadora para esperar os próximos pagamentos.

Se o dinheiro não for depositado

Se o dinheiro não cair na conta informada, por exemplo, porque a conta foi fechada, o valor fica disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano. O beneficiário pode pedir a transferência para outra conta em seu nome pelo site ou pelos telefones da central de atendimento do banco.

Restituição não sacada após um ano

Se a pessoa não retirar o valor dentro desse prazo, deve pedir a restituição pelo Portal e-CAC da Receita Federal, acessando “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, por fim, selecionando a opção para solicitar restituição que não foi sacada.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias