Distribuição das provas do Concurso Público Nacional Unificado começa em agosto

Com a interrupção do exame, o MGI recolheu todos os malotes e verificou individualmente cada um para assegurar sua integridade.

 

A partir do dia 3 de agosto, começa a distribuição das provas para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ocorrerá no dia 18. Mais de 2,1 milhões de candidatos participarão do exame em 228 cidades espalhadas por todas as 27 unidades da federação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela realização do concurso, informou que as provas estão armazenadas em um local seguro, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e que já foi utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após um adiamento devido a emergências causadas por fortes chuvas no Rio Grande do Sul, os 18.757 malotes de provas foram armazenados por cerca de três meses. A partir do dia 3 de agosto, esses malotes serão encaminhados para os centros de distribuição dos Correios em cada estado, onde permanecerão até 17 de agosto. Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CNPU, explicou que, uma vez nos estados, começará a fase de interiorização, que leva as provas até os municípios onde serão realizadas.

“Chegando a essas cidades, as provas são armazenadas nos armazéns dos Correios locais, em cada polo de aplicação. No dia do exame, ocorre o transporte da última milha, quando as provas são levadas das instalações dos Correios até as escolas onde será feita a aplicação. Após o término do concurso, as provas são recolhidas e inicia-se a logística reversa”, detalhou Retamal.

Medidas de Segurança

Com a interrupção do exame, o MGI recolheu todos os malotes e verificou individualmente cada um para assegurar sua integridade. A segurança do concurso é assegurada por uma rede composta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública estaduais.

No dia do exame, conforme recomendação da Polícia Federal, haverá a coleta de biometria e exame grafológico dos candidatos para garantir a identidade dos participantes. “Estamos implementando todas as recomendações de segurança para assegurar que os candidatos façam a prova com tranquilidade e que a integridade do concurso seja mantida”, destacou Alexandre Retamal.

Novo Cronograma e Divulgação dos Resultados

O novo cronograma do CNPU estabelece que o cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado em 7 de agosto. Os candidatos deverão verificar seus locais de prova no mesmo site onde se inscreveram. A partir das 20h do dia 18, os cadernos de prova estarão acessíveis no site oficial. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 20 de agosto.

Os resultados finais serão conhecidos em 21 de novembro, e a posse dos aprovados está prevista para janeiro de 2025, quando os convocados iniciarão seus cursos de formação.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias