O Vaticano viveu um momento histórico nesta quinta-feira, 8 , pouco depois das 13h (horário de Brasília), quando a fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando ao mundo o fim do conclave e a eleição do novo papa. Às 14h, o aguardado anúncio foi feito da sacada da Basílica de São Pedro: Robert Francis Prevost é o novo pontífice da Igreja Católica, adotando o nome de Papa Leão XIV.
Com o anúncio oficial do “Habemus Papam”, os sinos da Capela Sistina ecoaram pelo Vaticano, emocionando os cerca de 45 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro. Muitos se abraçaram, choraram e fizeram orações ao verem surgir o novo líder católico. A escolha seguiu a tradição dos conclaves anteriores, de 2005 e 2013, sendo definida ainda no segundo dia de votação mesmo com um número recorde de 133 cardeais eleitores.
Papa Francisco e o fim de um ciclo
A sucessão de Francisco acontece 17 dias após sua morte, causada por um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Apesar da gravidade do quadro, o falecimento surpreendeu, pois o papa havia recebido alta semanas antes após se tratar de uma pneumonia. Durante seus 12 anos de papado, Francisco promoveu reformas importantes e buscou uma Igreja mais próxima dos fiéis.
Um novo capítulo para 1,3 bilhão de católicos
Com o fim do período de Sé Vacante, a Igreja Católica inicia uma nova fase sob a liderança de Leão XIV. Agora, a expectativa recai sobre os rumos que o novo pontífice dará à instituição: se seguirá o legado reformista de Francisco ou imprimirá uma nova identidade ao papado. O mundo acompanha atento cada passo do novo líder religioso de mais de 1,3 bilhão de católicos.