Cardeal Robert Prevost é eleito papa e inicia novo ciclo na liderança da Igreja Católica

 

O Vaticano viveu um momento histórico nesta quinta-feira, 8 , pouco depois das 13h (horário de Brasília), quando a fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando ao mundo o fim do conclave e a eleição do novo papa. Às 14h, o aguardado anúncio foi feito da sacada da Basílica de São Pedro: Robert Francis Prevost é o novo pontífice da Igreja Católica, adotando o nome de Papa Leão XIV.

Com o anúncio oficial do “Habemus Papam”, os sinos da Capela Sistina ecoaram pelo Vaticano, emocionando os cerca de 45 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro. Muitos se abraçaram, choraram e fizeram orações ao verem surgir o novo líder católico. A escolha seguiu a tradição dos conclaves anteriores, de 2005 e 2013, sendo definida ainda no segundo dia de votação mesmo com um número recorde de 133 cardeais eleitores.

Papa Francisco e o fim de um ciclo

A sucessão de Francisco acontece 17 dias após sua morte, causada por um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Apesar da gravidade do quadro, o falecimento surpreendeu, pois o papa havia recebido alta semanas antes após se tratar de uma pneumonia. Durante seus 12 anos de papado, Francisco promoveu reformas importantes e buscou uma Igreja mais próxima dos fiéis.

Um novo capítulo para 1,3 bilhão de católicos

Com o fim do período de Sé Vacante, a Igreja Católica inicia uma nova fase sob a liderança de Leão XIV. Agora, a expectativa recai sobre os rumos que o novo pontífice dará à instituição: se seguirá o legado reformista de Francisco ou imprimirá uma nova identidade ao papado. O mundo acompanha atento cada passo do novo líder religioso de mais de 1,3 bilhão de católicos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias