Campanha nacional busca atualizar vacinas de alunos da rede pública a partir desta segunda, 14

 

A partir desta segunda-feira, 14 , escolas da rede pública em todo o país iniciaram uma ampla ação para conferir e atualizar a carteira de vacinação dos alunos. A mobilização faz parte do Programa Saúde na Escola, desenvolvido em parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, com foco na ampliação da cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

Cerca de 27,8 milhões de estudantes estão inseridos nesta ação, distribuídos em 109,8 mil instituições de ensino – o que representa 80% das escolas públicas do país. Segundo dados do Ministério da Saúde, trata-se da maior participação já registrada desde o lançamento do programa, em 2007. Ao todo, 5.544 municípios aderiram à mobilização.

A ação segue até o dia 25 de abril e tem como meta garantir que ao menos 90% dos alunos com menos de 15 anos estejam com a vacinação em dia. Entre os imunizantes que serão ofertados estão: vacina contra febre amarela; tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola); DTP (difteria, tétano e coqueluche); meningocócica ACWY; e o imunizante contra o HPV.

Vacinação nas escolas ou nas UBSs

A aplicação das vacinas será realizada por equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuarão diretamente nas unidades escolares. Alternativamente, as escolas poderão encaminhar os alunos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre com o consentimento formal dos pais ou responsáveis. Além disso, profissionais da saúde farão a checagem das cadernetas de vacinação para identificar atrasos e orientar as famílias sobre os próximos passos.

Nova estratégia de registro

A partir deste ano, o governo federal passa a classificar a vacinação realizada no ambiente escolar como uma estratégia específica dentro da política nacional de imunização. Com isso, todas as doses aplicadas diretamente nas escolas ou por meio de encaminhamento escolar devem ser registradas sob a categoria “Vacinação Escolar”. O novo sistema permitirá maior controle e avaliação dos resultados da ação.

Escolas com maior vulnerabilidade estão entre as participantes

Entre as instituições que participam da campanha, 53,6 mil contam com maioria de estudantes beneficiários do Bolsa Família. Há ainda 2.220 escolas localizadas em comunidades quilombolas e outras 1.782 que atendem alunos indígenas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]