O seu canal diário de Notícias

Governo do Tocantins inicia projeto de recuperação de 200 hectares em nascentes, com investimento de R$ 3,5 milhões

O projeto “Plantando Água” destinará 50 hectares para cada uma das seis bacias hidrográficas envolvidas

 

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), firmou um contrato com a empresa Progaia – Engenharia e Meio Ambiente para iniciar o projeto “Plantando Água”. O objetivo é recuperar 200 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas nascentes das bacias hidrográficas dos rios Santo Antônio, Santa Tereza, Formoso, Lontra, Corda, Manuel Alves e Natividade. A assinatura do contrato ocorreu nessa terça-feira, 24, na sede da Semarh.

O projeto “Plantando Água” destinará 50 hectares para cada uma das seis bacias hidrográficas envolvidas. A iniciativa visa restaurar a vegetação em áreas degradadas próximas às nascentes, o que ajudará a melhorar a qualidade da água e a preservar a fauna e a flora locais.

Marcello Lelis destacou que a restauração de áreas degradadas é uma prioridade, especialmente em tempos de crise climática.  “No cenário atual, a agenda nacional e internacional está voltada para a restauração. Por isso, é fundamental que o Estado conte com um Plano de Restauração de Áreas Degradadas, que possa ser apresentado em todas as esferas no Brasil e fora dele, a fim de conseguirmos parcerias essenciais para este trabalho”.

Trabalho dos Crads

O diretor de Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, apresentou o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas, que envolve a recomposição de APPs, conservação de água e solo, monitoramento da qualidade e quantidade de água, e fortalecimento dos comitês de bacias.

Produção de mudas e investimento

Os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (Crads) nas cidades de Palmas, Gurupi, Natividade e Araguatins produzirão as mudas necessárias para o projeto. A expectativa é produzir 400 mil mudas por ano para recuperar até 360 hectares de nascentes e matas ciliares. O investimento total é de R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais