Justiça Eleitoral do Tocantins leva atendimento domiciliar a eleitores com dificuldades de locomoção

Justiça Eleitoral do Tocantins leva atendimento domiciliar a eleitores com dificuldades de locomoção
Foto: TRE/TO

 

A Justiça Eleitoral do Tocantins está realizando a ação “Acesso Pleno: Atendimento Eleitoral Domiciliar e Personalizado”, que leva serviços como alistamento, revisão, atualização e regularização do título de eleitor diretamente às casas de pessoas com dificuldades de locomoção ou barreiras físicas.

Durante o período itinerante, a 4ª Zona Eleitoral de Colinas atendeu o município de Brasilândia em diferentes locais:

  • 16 de setembro: Povoado Tupiratã

  • 17 e 18 de setembro: Câmara Municipal

  • 19 de setembro: Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, atendendo estudantes

A equipe também entrou em contato com lideranças locais para identificar eleitores e famílias que não conseguem se deslocar até os pontos de atendimento.

Claudivina elogiou a iniciativa.  “Para mim seria muito difícil levar eles porque todos têm problemas de locomoção e são pessoas especiais. Vocês se deslocaram e vieram até aqui para fazer este trabalho. Muito obrigada por terem vindo”.

“Poder levar os direitos de cidadania até essas pessoas é muito significativo. Para uma mãe que precisa se deslocar com filhos com problemas de locomoção, mesmo em uma cidade pequena, a dificuldade é grande. Esse atendimento facilita a vida e garante o acesso à democracia”, destacou a servidora Polliana Rodrigues.

O chefe de cartório da 4ª ZE, César Avelar Minelli, acrescentou que o atendimento especial dá mais dignidade aos eleitores e suas famílias.

Diretrizes e objetivos da iniciativa

A ação segue o Provimento nº 3/2025 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), que permite atendimento individual fora das instalações da Justiça Eleitoral em casos específicos.

Os objetivos da iniciativa incluem:

  • Garantir acesso aos serviços eleitorais para pessoas com mobilidade reduzida

  • Ampliar inclusão social e participação democrática

  • Humanizar o atendimento e aproximar a Justiça Eleitoral da população

  • Evitar a exclusão de eleitores que vivem em áreas de difícil acesso

Os trabalhos são realizados pelas zonas eleitorais e pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), com apoio da Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO) e eventuais parcerias com outros órgãos.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias