A Justiça Eleitoral do Tocantins está realizando a ação “Acesso Pleno: Atendimento Eleitoral Domiciliar e Personalizado”, que leva serviços como alistamento, revisão, atualização e regularização do título de eleitor diretamente às casas de pessoas com dificuldades de locomoção ou barreiras físicas.
Durante o período itinerante, a 4ª Zona Eleitoral de Colinas atendeu o município de Brasilândia em diferentes locais:
-
16 de setembro: Povoado Tupiratã
-
17 e 18 de setembro: Câmara Municipal
-
19 de setembro: Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, atendendo estudantes
A equipe também entrou em contato com lideranças locais para identificar eleitores e famílias que não conseguem se deslocar até os pontos de atendimento.
Claudivina elogiou a iniciativa. “Para mim seria muito difícil levar eles porque todos têm problemas de locomoção e são pessoas especiais. Vocês se deslocaram e vieram até aqui para fazer este trabalho. Muito obrigada por terem vindo”.
“Poder levar os direitos de cidadania até essas pessoas é muito significativo. Para uma mãe que precisa se deslocar com filhos com problemas de locomoção, mesmo em uma cidade pequena, a dificuldade é grande. Esse atendimento facilita a vida e garante o acesso à democracia”, destacou a servidora Polliana Rodrigues.
O chefe de cartório da 4ª ZE, César Avelar Minelli, acrescentou que o atendimento especial dá mais dignidade aos eleitores e suas famílias.
Diretrizes e objetivos da iniciativa
A ação segue o Provimento nº 3/2025 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), que permite atendimento individual fora das instalações da Justiça Eleitoral em casos específicos.
Os objetivos da iniciativa incluem:
-
Garantir acesso aos serviços eleitorais para pessoas com mobilidade reduzida
-
Ampliar inclusão social e participação democrática
-
Humanizar o atendimento e aproximar a Justiça Eleitoral da população
-
Evitar a exclusão de eleitores que vivem em áreas de difícil acesso
Os trabalhos são realizados pelas zonas eleitorais e pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), com apoio da Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO) e eventuais parcerias com outros órgãos.