TJTO mantém júri popular para motorista de BMW acusado de matar jovem em Araguaína

TJTO mantém júri popular para motorista de BMW acusado de matar jovem em Araguaína
Foto: Divulgação

 

A 1ª Turma da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) decidiu, nessa terça-feira, 16 , manter a decisão que leva Vitor G. A. d. P., de 21 anos, a julgamento pelo Tribunal do Júri. A defesa havia tentado reverter a decisão, mas o pedido foi rejeitado.

Vitor é acusado de causar a morte de Maria Alice Guimarães da Silva, de 25 anos, em 22 de março de 2025, em Araguaína. Segundo o processo, ele dirigia uma BMW em alta velocidade, sem habilitação e sob efeito de álcool, quando atingiu a motoneta da jovem, que morreu em decorrência de politraumatismo.

Durante o processo, o réu permaneceu em silêncio, mas sua defesa pediu que o crime fosse desclassificado de homicídio doloso para culposo, alegando que não houve intenção de matar. A Justiça de Araguaína, no entanto, já havia decidido pela pronúncia em junho, entendendo que havia indícios suficientes de autoria e que o caso deveria ser analisado pelo júri popular.

Decisão do Tribunal

No recurso, a defesa voltou a insistir na desclassificação e pediu a retirada das qualificadoras. Porém, a relatora do caso, desembargadora Jacqueline Adorno, destacou que há provas de autoria e materialidade, além de indícios de embriaguez ao volante e ausência de carteira de motorista, o que impede a mudança para homicídio culposo. Ela também ressaltou que cabe ao júri avaliar as qualificadoras.

Julgamento será definido

A decisão foi acompanhada pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe e pelo juiz substituto Márcio Barcelos, formando unanimidade. Agora, o juiz da 1ª Vara Criminal de Araguaína poderá marcar a data do júri popular. Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias