Palestra sobre uso indevido de drogas atrai dezenas de jovens ao Cras Morada do Sol II

Jovens e adolescentes da região sul de Palmas participaram da palestra ‘Políticas Antidrogas: origem e efeitos’, nesta terça-feira, 21, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol II. O evento fez parte da programação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas, que segue até domingo, 26.

A palestra contou com a participação do presidente da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), Nélio Lopes; do técnico do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Daniel Barbosa; e do psicólogo do Cras Morada do Sol II, Fabiano Carvalho.

Lopes iniciou os trabalhos testemunhando sobre os diversos caminhos que poderiam tê-lo transformado num jovem com problemas com drogas, mas destacou o quanto os estudos foram decisivos para que tomasse o caminho contrário. "Vale a pena enfrentar seus monstros e continuarem sóbrios. Amanhã ou depois, vocês sentirão orgulho do que se tornaram”, disse.

Barbosa elencou sobre os conceitos e definições das drogas, e como elas atuam no cérebro. Deu exemplos das naturais, sintéticas e semissintéticas, bem como sua origem e seus efeitos. “Todos esses elementos químicos vão trazer algo fora do normal para nossa vida, e as consequências podem ser definitivas na vida de cada usuário e das pessoas em sua volta”, pontuou.

Carvalho fechou a palestra ressaltando que é possível encontrar vários espaços de cuidados e de fortalecimento para superarem esses momentos que são muito desafiadores na vida de todas as pessoas, citando o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio.

A estudante Bruna Lima, 17 anos, destacou a importância da palestra e do modo como foi conduzida. “Hoje, além da orientação sobre os tipos e efeitos das drogas, podemos ouvir a história de vida de pessoas que souberam passar por momentos difíceis, sem se renderem ao uso das drogas, isso chamou muito minha atenção”, disse.

Blitz
Pela manhã, uma blitz educativa foi realizada na Avenida JK, abrindo oficialmente a ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’ e levando informação a quem passava pela via. A semana é promovida pela Fundação da Juventude de Palmas  e foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho. 

Programação
Dia 23 - Palestra em Buritirana, às 8 horas, na Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira;
Dia 24 - Roda de conversa na Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), às 8 horas;
Dia 26- Roda de conversa em Taquaruçu, às 17 horas, na Praça Vereador Joaquim Maracaípe.

Secom Palmas - 22/06/2022

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.