Poder Judiciário do Tocantins adotará suíte de produtos em nuvem da Google

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador João Rigo Guimarães, assinou, no último dia 16 de maio, o contrato para a oferta de serviço de solução integrada de colaboração e comunicação corporativa Google no TJTO. A solução consiste em um “Escritório na Nuvem”, sendo uma ferramenta de produtividade e colaboração integrada corporativa, em ambiente na internet (Cloud Computing), no modelo Software como Serviço - SaaS.

Com isso, será disponibilizado um conjunto de funcionalidades de grande importância nas atribuições desempenhadas por todos os servidores e servidoras, como por exemplo: Gmail corporativo com bastante armazenamento e livre de Spam, agendas compartilhadas, Google Drive com ferramentas para edição de documentos, planilhas eletrônicas, apresentações e formulários, Google Chat e Meet para padronizar a comunicação por mensagens entre indivíduos ou grupos, além de videoconferência com mais alto padrão de qualidade disponibilizada no mercado.

A contratação está alinhada ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC 2021-2023), além de promover as melhores práticas previstas nas Resoluções 370/2021 e 396/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que impactam em aspectos relevantes como a transformação digital, bem como na infraestrutura e serviços em nuvem. Na contratação ainda estão inclusos os serviços de instalação, integração, migração e treinamento, visando atender as demandas do Poder Judiciário do Estado do Tocantins.

Vantagens

Dentre as várias vantagens da contratação da solução pelo TJTO, podem ser pontuadas  a redução da necessidade de investimentos em infraestrutura de servidores de rede e de armazenamento próprios, modernização do ambiente bem como um ganho significativo de recursos que permitam uma melhor produtividade e colaboração entre os servidores do TJTO, clientes e fornecedores. Também permitirá um trabalho mais dinâmico de acordo com as tendências e necessidade da força de trabalho do mundo atual. Tudo isso com os mais altos padrões de segurança e alinhados às melhores práticas de TIC.

Sobre a contratação, o diretor de Tecnologia da Informação do TJTO, Ernandes Rodrigues da Silva, diz que “trata-se de um momento histórico para o Tribunal, que aumenta seu leque de serviços e soluções, alinhado às tendências mundiais para o setor, bem como as melhores práticas para a gestão de recursos de TIC, e, com isso, prestar serviços de maior qualidade aos usuários internos e externos do Poder Judiciário do Tocantins”.

Em breve, um seminário e alguns workshops serão realizados para difusão da nova cultura de trabalho e uso dos recursos tecnológicos oferecidos e adotados no com a nova solução.

Novidades podem ser assistidas:  https://workspace.google.com/

Comunicação TJTO - 23/05/2022

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.