Sebrae Tocantins anuncia vencedores do 8º Prêmio de Jornalismo

Uma noite memorável reuniu a imprensa, convidados, além da comissão julgadora e diretoria do Sebrae Tocantins, na noite de sexta-feira (26), para anunciar os vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Este ano, a premiação reconheceu profissionais e conteúdos jornalísticos que elevaram a voz e o trabalho de empreendedores e pequenos negócios.

O superintendente do Sebrae - TO, Moisés Gomes, parabenizou os finalistas e ressaltou a importância de elevar a categoria da comunicação no estado. "Valorizar os profissionais da imprensa que amplificam a voz e o trabalho dos empresários de pequenos negócios é o reconhecimento de quem atua para mostrar que o sonho de empreender é capaz de transformar a vida de milhões de brasileiros”, destacou.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet) e conselheiro do Sebrae, Fabiano do Vale, ressaltou a alegria de participar de uma cerimônia tão relevante para o segmento. "Estou muito emocionado pelo convite de estar perante tantos jornalistas, classe de grande importância para todos nós, principalmente para os empresários. Parabéns ao Sebrae por essa grande homenagem aos jornalistas e a todos os veículos de comunicação", afirmou.

A presidente do Sindjor, Alessandra Bonfim Bacelar, e também uma das juradas estaduais, agradeceu ao Sebrae pelo reconhecimento e parceria com os jornalistas. “É sempre uma felicidade estar aqui e poder representar a minha categoria com tanto orgulho. Obrigada ao Sebrae por abrir as portas e retornar esse prêmio que traz uma valorização não só para mim, mas para todos os meus colegas. Está sendo uma noite inesquecível”, destacou.

A comissão julgadora também foi composta pelas jornalistas Valquíria Guimarães, coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins- UFT, e Layala Istofel, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae Tocantins. " A retomada do prêmio veio no momento certo. Durante a pandemia, os  profissionais da imprensa  e dos veículos de comunicação tiveram que se reinventar e continuar a missão de levar a notícia para a sociedade. O Sebrae investe em comunicação  e no jornalismo, porque entende que esses profissionais contribuem com o propósito da instituição, dando voz às histórias de superação dos pequenos negócios. Relacionamento de qualidade com a imprensa é palavra de ordem na área de comunicação do Sebrae Tocantins", comentou Layala.

O presidente do Sebrae, Rogério Ramos, e a diretora técnica, Eliana Castro, não participaram do Prêmio, por conta da agenda de compromisso, mas, enviaram vídeos parabenizando os jornalistas e ressaltando a importância desses profissionais para o Sebrae, os empreendedores e sociedade. “Esta noite ficará na memória! Somos muito gratos pelas parcerias e divulgação dos trabalhos, atividades e exemplos que temos no nosso estado. São iniciativas exitosas que mostram a força da nossa economia, por meio do empreendedorismo. Contem com a gente, contem com o Sebrae!”, pontuou o presidente.

“Estou muito honrada em participar desta noite de premiação, mesmo virtualmente. Eu não poderia deixar de parabenizar e agradecer aos jornalistas que tanto nos apoiam e divulgam as histórias inspiradoras dos nossos empreendedores”, enfatizou Eliana Castro.

Premiação
Na cerimônia foram entregues certificados, troféus e brindes aos finalistas das categorias Texto, Áudio e Vídeo.  Os vencedores classificados estão na etapa regional e, se escolhidos, concorrem ao grande prêmio de jornalismo na fase nacional. Na categoria Texto, o 1º lugar ficou com a matéria “Professor aposentado transforma geladeira que iria para o lixo em tapiocaria”, publicada no portal O Girassol, de autoria da jornalista Luana Evangelista. O 2º lugar destacou a “Pandemia leva setor da alimentação fora de casa a se adaptar e se transformar para salvar o negócio”, do Jornal do Tocantins, representado por Luana Fernanda Rosa Martins. Susana Barros conquistou a 3ª colocação, com o trabalho “MPEs: a saída para a crise”, publicada no site O Girassol.

“É uma adrenalina muito grande a cada prêmio, mesmo sendo a terceira vez que participo. Estamos vivendo um período de pandemia e eu quis trazer isso na minha matéria, um senhor empreendedor que passou por dificuldades, mas conseguiu se reerguer e inovar dentro desse novo cenário. Estou muito feliz com o resultado”, disse radiante a jornalista Luana Evangelista.

Na categoria áudio, o destaque foi para a reportagem “Empreendedorismo Feminino”, representado por Delianny Souza Guimarães, da Rádio CBN Tocantins. “É primeira vez que participo de uma premiação como essa, foi uma surpresa enorme ganhar. Eu entrei nesse mundo do jornalismo e me apaixonei, fiquei um tempo sem exercer a profissão e voltei com tudo já fazendo essa reportagem para ressaltar o poder da mulher como mãe, dona do lar e empreendedora”, explicou a primeira colocada.

O segundo lugar premiou a matéria “Cidade Empreendedora”, veiculada pela Rádio CBN Tocantins e representado pela jornalista Heloísa Cipriano. Já na terceira colocação, quem recebeu o certificado foi o profissional Cristiano Machado, com o tema “Recomeçar, superar dificuldades e, com resiliência, empreender em meio à pandemia”, divulgado na Rádio Jovem FM de Palmas (TO).

Na categoria vídeo, o campeão foi o repórter Rafael Ishibashi, que demonstrou gratificação e felicidade com o resultado. “Apesar de estar atuando há 9 anos no jornalismo, essa é a primeira vez que participo de uma premiação.  Estou há mais ou menos um ano na reportagem, então isso pra mim é grande reconhecimento, é emoção demais! Durante a pandemia contamos muitas histórias e vencer esse prêmio estadual é muito gratificante”, comemorou.

Foram premiadas também as matérias “Empreendedorismo infanto-juvenil”, veiculada pela TV Jovem Record TV, e conquistou o 2º lugar representada pela jornalista Cyntia Miranda Bezerra. Com o tema “Dados apontam que dos mais de 23 mil MEIs no TO, 42% são do setor de serviços", Camila Rodrigues Barbosa Lemos alcançou o 3º lugar, divulgada pela TV Anhanguera.

Prêmio Sebrae de Jornalismo
Em todo o país, o Prêmio recebeu 1.143 trabalhos. O Tocantins foi o segundo estado com maior número de inscritos na região Norte, com 34 participações. Os vencedores de cada categoria receberam troféus e tablets. Os segundos colocados, além dos troféus, também foram premiados com kindle. E o terceiro lugar recebeu kits institucionais e todos os finalistas receberam certificados com as colocações.

O resultado da etapa regional deve ser divulgado nos próximos dias e a fase nacional está prevista para janeiro de 2022.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins - 29/11/2021

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.