Presidente do TRE-TO participa de debate sobre cidadania, ética e direito

Com a proposta de refletir sobre os processos formativos e de construção/desenvolvimento da cidadania e da sociabilidade humana, centradas nos direitos humanos fundamentais, o II Seminário da Cidadania do Tocantins, realizado nesta sexta-feira (06/11), contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier.

Realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), o seminário abordou diversos temas relacionados à cidadania e o direito. “Ética, a Educação para a Cidadania, a Sociabilidade e os Direitos Humanos Fundamentais” foi o tema apresentado pela Doutora Zita Ana Lago Rodrigues, e teve o presidente do TRE-TO como debatedor.

Em seu pronunciamento, Lamounier destacou que a boa educação envolve o ensinar, mas também o repasse de conhecimentos de valores, da cidadania e dos direitos humanos. “Quando se fala em direitos humanos, o seu processo de ensinamento não deve se limitar apenas ao campo teórico, devendo o aprendizado transcender os limites do papel, passando a ser efetivado de forma concreta, sob pena de não se transmitir os valores inerentes aos direitos humanos”, destacou.

A palestrante ainda pontuou que é importante permear as vivências do dia a dia na escola e, para isso, faz-se necessário um novo modelo pedagógico. “É fundamental que haja formação profissional do educador, se essa formação for permeada pelos valores humanos, pelos valores de uma edilidade madura, de uma sabedoria prudencial, certamente nós temos práticas educativas muito mais consistentes e que vão permitir que os nossos jovens, que hoje estão na escola, amanhã sejam cidadãos ativos no âmbito social em que vivem”, afirmou.

A programação do II Seminário da Cidadania do Tocantins segue até às 18 horas. Acompanhe o evento.

ascom - 07/11/2020

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.