Não é novidade que quem não gosta de doce é raro e de chocolate mais raro ainda. Então essa receita de bolo vulcão sem dúvida fará você surpreender muita gente. E tirar muitos sorrisos também!
Por isso, aprecie essa receita, e o resultado dela com calma e delicadeza. O chocolate exige quase que uma canção quando é degustado. Imagine a cremosidade da cobertura suavizando ainda mais a maciez do bolo. Enquanto isso, observe a beleza daquele recheio escorrendo pelo prato.
Será que vai sobrar algo no final, mas se acontecer, guarde na geladeira na parte fresca apenas. Lembrando que é necessário tampar para não ressecar. Bom apetite!
Antes de começar a fazer o bolo, acenda seu forno de deixe aquecer a 180°. Logo depois já deixe a forma em que vai assar, untada com óleo ou margarina.
Em seguida, use uma peneira para colocar a farinha de trigo, o cacau em pó, fermento em pó, bicarbonato de sódio e o sal em uma bacia. Misture os ingredientes secos até ficarem todos bem distribuídos.
Depois pegue outra vasilha e coloque o açúcar, ovos, leite, óleo e essência de baunilha. Bata com um garfo ou utensílio próprio até ficar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione os ingredientes secos. Não deixe de mexer até ficar uma massa homogênea.
Ao acrescentar a água fervente na massa, mexa bem. Ela vai ficar fina, mas é assim mesmo o ponto.
Logo em seguida coloque a massa na forma preparada e asse no forno preaquecido por pelo menos de 40 a 45 minutos. Não é normal demorar muito mais, nem muito menos que isso. Por isso, a temperatura do forno é importante estar próxima do indicado.
Terminado isso, comece a cobertura para o bolo vulcão.
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Em seguida misture o leite condensado e a manteiga, mexendo até obter uma mistura cremosa.
Quando o bolo esfriar, desenforme e jogue o chocolate do centro até cobrir o bolo quase todo. Ele vai ficar parecendo mesmo que transbordou a calda.
Não use nada para espalhar o chocolate, Você pode decorar com granulado ou outras decorações que gostar. E também pode trocar o tipo da massa, se achar enjoativo todo chocolate. Por exemplo, bolo de cenoura, coco ou natural.
A qualidade dos produtos comprados fazem muita diferença no resultado final. Fique atento!