Caparaó-MG, quarta-feira, 13 de setembro de 2023. Por Kamila Soares – O tema literário do romance policial começou no início no século XIX. Edgar Allan foi quem criou as primeiras narrativas policiais. Auguste foi seu primeiro detetive introduzido no livro “Os crimes da rua Morgue”, de 1841.
Normalmente cada história possui um personagens investigador e um envolvimento amoroso. Entre tramas e complicações o caso será desenrolado pelo sagaz detetive. Alguns mistérios são baseados em fatos reais e acompanham o senário da época do autor.
Romances policiais são basicamente tramas sedutoras e misteriosas, que pegam o leitor do início ao fim. Lembrando que naquela época não haviam TV nem internet, portanto os livros tinham um público bem maior que hoje.
Vamos às 5 dicas de leitura muito legais sobre romance policial:
A primeira dica não poderia ser outra: o famoso detetive Sherlock Holmes, criado pelo escritor Arthur Conan Doyle. A série de histórias conta a rotina de investigação e perigos vividas por Holmes e seu fiel amigo, Dr. Watson. Essa história é um clássico do gênero.
Holmes tem uma mente brilhante e suas deduções desvendam os casos mais difíceis. O mistério de cada capítulo joga o leitor para dentro e o prende na história.
Agatha Christie é conhecida como “Rainha do Crime”, Os livros dela são uma leitura obrigatória para os interessados em romance policial. O detetive Hercule Poirot é seu personagem mais famoso e aparece em várias de suas histórias.
Você vai adorar tentar desvendar os mistérios junto com Poirot e se surpreender com as reviravoltas de suas investigações. Muito parecido com Homes, a autora abre as cenas com temas mais policiais e leva ao leitor quase que a uma investigação real.
Esse livro é outro exemplo da genialidade da escritora Agatha Christie. Ela desenvolvia conteúdos que ligam o leitor ao texto e a imaginação.
Quando o detetive particular Hercule Poirot é chamado para resolver um caso. Ele não esperava que envolveria um perigoso assassino em série. E o mais interessante é que o assassino escolhe suas vítimas em ordem alfabética. Com sua agilidade, experiência e dedução, Poirot embarca em uma investigação eletrizante.
Esse não foi o primeiro livro de uma série de histórias que contam a trajetória do Dr. Hannibal Lecter. O brilhante psiquiatra, aliado da sociedade era um dos piores assassinos em série e psicopata já descrito.
Lecter era um forte aliado em investigações para resolver casos de homicídios em série. Mas prepare sua mente para um suspense arrepiante. Pois mesmo ele ser reconhecido como um excelente profissional escondia muitos mistérios de si.
O que ninguém imagina no início, é que ele seria um dos piores assassino em séria. E além disso, ele comia partes das vítimas, tornando ele o personagem conhecido como “Hannibal – o Canibal”.
A Garota do Trem é uma opção de história mais recente. O livro criado pela escritora Paula Hawkins foi publicado em 2015. O cenário é na bela Londres, Inglaterra. A protagonista, Raquel fazia o trajeto entre Londres e Ashbury de trem todos os dias para trabalhar.
Rachel, se torna testemunha de algo perturbador durante sua rotina diária de um trem. Mas o mistério é: será que ela pode confiar em sua própria memória? Essa será uma leitura que vai manter você grudado nas páginas até o final.