Londrina, quinta-feira, 31 de agosto de 2023. Por Emely Pinheiro – Sofá sujo, e agora? Independente de qual material seja feito o seu sofá, sempre haverá algum momento em que algo irá acabar esbarrando no material, sendo tecido, couro ou Suede, e você precisa estar preparado para esses momentos. Vou te ensinar algumas dicas do que fazer quando esse momento chegar, e como manter a higienização do seu sofá.
Muita gente acha que é a maior burocracia limpar sofá em casa, mas não é bem assim, dá para fazer uma boa limpeza, com os materiais que você tem em casa mesmo, e ainda economizar um bom dinheiro. A primeira coisa e a mais importante que você deve saber é de qual material seu sofá é feito, ele é de couro? Suede? Ou tecido? Se você não conseguir identificar pode olhar na etiqueta do sofá, que lá dirá qual o material do seu sofá.
Geralmente na etiqueta do estofado já tem as instruções de lavagem, ela vem com uma identificação por letras, por exemplo: Se na etiqueta do seu sofá tiver a letra O, isso significa que ele pode ser lavado com água. Se tiver a letra W, isso indica que o estofado pode ser limpo apenas com um pano úmido. Se você identificar a letra P, o sofá só pode ser lavado à seco. E a letra F indica que a higienização só poderá ser realizada por profissionais. Essa é uma curiosidade legal até para você analisar quando for comprar um sofá, porque assim você já saberá o que fazer para a limpeza do estofado.
Depois de identificar o material, agora você pode já se preparar para os materiais que você vai precisar, e é muito importante você estar atenta ao tecido, porque dependendo do produto que você usar pode manchar, então muita atenção nesse detalhe. No geral, você vai precisar de um borrifador, vinagre branco, bicarbonato de sódio, álcool, amaciante de roupas para dar um cheirinho agradável de limpeza, e CIF lava louças.
Se seu sofá for de linho, camurça ou outros tecidos, você pode utilizar o vinagre branco. Misture um litro de água morna, e 250 ml de vinagre branco. Com um pano umedecido nessa mistura, você poderá passar por todo o material, e depois deixar secar, em um local com bastante ventilação. Se seu sofá for de Suede, você poderá utilizar detergente neutro. Em um recipiente coloque 8 gotas de detergente neutro e 250 ml de água morna. Com uma escovinha de cerdas, você poderá passar em todo o material, ou apenas onde estiver sujo, e após com um paninho umedecido com água, passar em todo o local onde foi realizado a limpeza.
Se o seu problema no sofá for cheiros ruins, maus odores, você poderá usar álcool, bicarbonato e vinagre. Misture em 1 litro de água, 250 ml de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 500 ml de vinagre branco e aqui está a salvação, adicione 1 colher de sopa de amaciante de roupas, misture até tudo estiver bem dissolvido, e se você tiver um borrifador, ele será seu grande aliado nesse momento, pois você deverá borrifar essa misturinha, não tão perto do sofá para não deixar muito úmido, e depois só deixar secar.
Lembre-se de que todo o sofá vem com instruções sobre a forma de limpeza e higienização nas etiquetas, e é importante que você confira essas informações para que não acabe danificando o estofado com algum produto que era contraindicado, siga sempre as instruções de lavagem do produto. A limpeza do estofado é muito importante para a saúde do seu lar, porque evita o acumulo de poeira, bactérias e ácaros.