Campinas, terça-feira, 22 de agosto por Bruna Vaz – Se você é da turma que adora cuidar de plantas, já pensou em dar uma chance ao humilde tomate? Parece estranho, mas esse vegetal do dia a dia pode ser um grande aliado do seu jardim.
Vamos dar uma olhada em como você pode usar tomate para cuidar das suas plantas.
Por que colocar tomate nas plantas?
O tomate, tem um truque interessante na manga. É recheado de nutrientes que podem ser ótimos para o crescimento das plantinhas. Ali tem potássio e cálcio, essenciais para o desenvolvimento das plantas. Além de alguns compostos que funcionam como uma espécie de defesa natural contra pragas.
Fertilizante caseiro de tomate: pegue as cascas de tomate, bata no liquidificador com água e use essa mistura para regar as plantas. Os nutrientes do tomate serão absorvidos pelas raízes e vão turbinar o crescimento.
Na compostagem com sobras de tomate: as cascas e partes não usadas do tomate são um ótimo complemento para a sua pilha de compostagem. Quando se decompõem, liberam nutrientes que vão enriquecer o composto.
Poder repelente de pragas: triture as cascas de tomate e faça uma solução com água. Borrife nas folhas das plantas. O cheiro desse líquido pode afastar alguns bichinhos indesejados.
Fertilizante orgânico de casca de ovo e tomate: triture as cascas de tomate e cascas de ovos secas para criar um fertilizante rico em cálcio. Espalhe essa mistura no solo ao redor das plantas.
Dicas importantes
- Use tomates orgânicos para evitar pesticidas ou outros produtos químicos nos seus cuidados com as plantas.
- Não exagere na dose, já que muitos nutrientes podem ser prejudiciais para as plantas.
- Fique de olho nas suas plantinhas para ver como elas reagem ao tratamento com tomate e faça ajustes conforme necessário.
O tomate, pode ter um papel importante no seu jardim. Experimente essas técnicas simples e aproveite os benefícios de usar ele no cultivo das suas plantas.