Londrina, quarta-feira, 06 de setembro de 2023. Por Emely Pinheiro – Como congelar hortaliças da forma correta, essa é uma dúvida muito comum. Quanto tempo o alimento pode ficar no congelador? Como devo preparar para que fique bom quando for descongelado? Essas são perguntas comuns entre os marmiteiros de plantão.
Há quem odeie, mas há quem ame a praticidade de cozinhar uma só vez por semana, e ter a comidinha pronta todos os dias, tendo apenas que esperar o tempo do micro-ondas descongelar o papazinho, e ser feliz. Hoje em dia, a praticidade é uma das qualidades mais requeridas para se viver.
Rotina de limpeza: cronograma para manter a casa organizada
As hortaliças, são legumes e verduras produzidos em hortas. Então são alimentos como, abóbora, abobrinha, acelga, cenoura, cebolinha, tomate, brócolis, esses mais comuns que estão bem presentes nos nossos cardápios, e são incrivelmente nutritivos e saborosos.
Não são todas as hortaliças que podem ser congeladas cruas, e elas não são de ficar mais de uma semana na geladeira, por isso a ideia de congelar é interessante. Então o ideal é que você cozinhe antes para armazenar e congelar, assim elas vão continuar saborosas e nutritivas, e devem ser armazenadas em potinhos ou saquinhos próprios para isso.
Vou te falar algumas das principais hortaliças e como nós devemos fazer e quanto tempo ela dura congelada. Em ordem alfabética, vamos começar pela Abóbora: para armazená-la o ideal é que você corte em cubos, cozinhe por 2 minutos, e pode ser armazenada no congelador por até 6 meses. A Abobrinha: deve ser cortada em cubos ou rodelas, pode ser congelada crua, e a validade é de 6 meses. A Acelga: para aproveitar 100% dela, você deve cortar as folhas e cozinhar por 2 min, já os talos, podem ser cortados em pedaços e armazenado cru, a validade é de 6 meses.
A Berinjela: o ideal é cortar em rodelas de 1 cm de espessura, cozinhar por 2 min, e tem validade de 8 meses congelada. A Beterraba: pode ser cortada em pedaços ou em rodelas, precisa ser cozida por 6 min, e pode ser armazenada congelada por até 6 meses. O Brócolis: deve ser deixado de molho por 10 min no vinagre, depois de enxaguar, cozinhar na água com sal, por 3 min, tem validade de 12 meses congelado.
Cebola: picadas ou em rodelas, deve ser mantida crua, e dura por até 10 meses congelada. Cebolinha, picadas em cubinhos, crua, e tem prazo de validade de 10 meses. Cenouras: em rodelas, ou em cubos, pode ser cozida, se for ralada, devem ser congeladas cruas, e pode ficar até 8 meses no congelador. Couve, deve ser cortada bem fininhas, e jogar água fervendo, dura até 6 meses congeladas. A Couve-Flor, é necessário dividir os buques, e cozinhar com limão por 4 min, pode ser congelada por 8 meses.
O Espinafre, deve ser picado ou divido as folhas, precisam ser cozidos por 2 min. E pode ser armazenado por 12 meses no congelador. O Tomate, pode ser cortado em cubos ou em rodelas, deve ser armazenado cru, e pode ser mantido congelado por 6 meses. A salsina e o salsão devem ser armazenados crus, e podem ficar congelados por até 6 meses.