Campinas, terça-feira, 12 de setembro por Bruna Vaz – O nosso ar condicionado precisa ser constantemente limpo para evitar que as bactérias se espalhem nos ambientes e também que a nossa saúde seja afetada, muita gente acredita que somente com o técnico ou especialista de refrigeração isso é possível.
Mas, com algumas dicas que separamos aqui no JusTocantins você vai conseguir fazer com que o tempo de limpeza seja ainda maior e mais duradouro. Ficou interessado ou está com seus aparelhos sujos? Então chegou ao lugar certo, você vai aprender e ainda pode ensinar a outras pessoas.
Antes de qualquer coisa, sempre fica ciente de que o aparelho está desligado, tanto para evitar acidentes quando para não queimar o ar condicionado. Em seguida retire o filtro, ele geralmente está na parte frontal da sua máquina. Cuidado para não balançar muito, porque sempre solta muita poeira.
Se o seu filtro é reutilizável, na maioria das vezes, sim, você pode tirar devagar e lavar com água, pode ser morna ou fria e detergente neutro. Coloque no sol para secar bem até colocar ele no lugar de novo. Cuidado para não deixar muito tempo e causar danos.
Passe um pano macio com vinagre e água por fora, se quiser, pode limpar as aletas e o dreno. Essas peças não são tão fáceis assim, mas ajudam muito a manter o ambiente longe dos ácaros e bactérias que ficam presas nessas áreas.
Como falamos, a ajuda de um técnico é sempre necessário. Mas com essa limpeza do ar condicionado você pode deixar que essa rotina seja anual. Ele precisa ver se o aparelho precisa de óleo, gás e alguma manutenção mais específica. Por isso, não deixe de fazer esse ritual uma vez no ano, pelo menos. Não esqueça de já lembrar de agendar esse serviço!