Caparaó-MG, quinta-feira, 14 de setembro de 2023. Por Kamila Soares – A bela Adenium, conhecida recentemente aqui no Brasil, é nativa da África. Essa planta que é popularmente chamada como rosa do deserto, já é cultivada em muitos lugares do mundo.
Não sabemos ao certo quando ela chegou aqui. Mas suas características bem definidas de base grossa e inchada, com folhas verdes e flores de várias cores. Chegaram encantando a todos que gostam de plantas.
Cuidar de uma rosa do deserto ainda tem erros e acertos. Afinal ela é novidade ainda. Mas calma! Nós vamos revelar o segredo em seu cultivo.

Quais o segredo no cultivo da rosa do deserto?
Ao contrário de muitas outras plantas que podem viver séculos, a rosa do deserto vive até 15 anos apenas. Isso também pode variar muito do clima onde é cultivada. Sabendo disso, já é um passo para entender porque ela vai morrer algum dia. Então vamos aos cuidados para que ela sobreviva bem:
Escolher a variedade da rosa do deserto para o cultivo
A variedade da planta escolhida também determina seu tempo de vida. Fora do ambiente natural algumas variedade ainda não se adaptam bem.
Aqui no Brasil é muito comum dar certo o plantio da plantinha com flores cor rosa. Ela tem se adaptado melhor e é mais fácil de cuidar.
Observe o jeito certo de cuidar da planta
O solo precisa ser muito bem drenado, ela não gosta de muita água e nem sol em excesso. Como ela será plantada fora do ambiente natural, a adubação precisa acontecer. Em floriculturas já é possível encontrar o adubo correto.
A proteção contra pragas e doenças também deverá ser mantida do mesmo jeito que o adubo. Assim como observar a poluição do ar, e a mudança do clima.

Cuidar da base da rosa do deserto
O pé da planta, o caudex, é comum ver ele exposto mesmo. Isso precisa acontecer porque a base dela é uma reserva de água. Se ficar dentro da terra a planta apodrece e morre.
Além disso, a base fornece o equilíbrio necessário para ela crescer. Ela foi criada para suportar ventos fortes. Outra função dele é controlar a temperatura da planta. A massa que fica dentro do caudex absorve e libera calor.
Para que serve a água sanitária na rosa do deserto?
A água sanitária todo mundo já sabe que é um bom germicida. O que ninguém sabe é que ela pode ser usada como herbicida também, mas na forma certa.
Receitinha de herbicida caseiro
- 1 litro de água temperatura ambiente
- 20ml de água sanitária
Misture os líquidos e coloque em um borrifador de pequena proporção.
Como usar a mistura na rosa do deserto
Basta borrifar pequenas quantidades ao anoitecer e logo pela manhã, antes do sol jogar água limpa. Se a planta tiver fungos e pragas corroendo sua raiz ou folhas, essa mistura vai eliminar.
Lembrando que a rosa do deserto, é uma planta sensível, precisa observar a reação dela ao herbicida do mesmo jeito que à temperatura.
Tem época certa para plantar ou transplantar a rosa do deserto?
Quem mora em cidades de clima quente ou tropical o ano todo pode escolher qualquer data. Mas em clima frio ou tropical com muita umidade natural, precisa escolher quando o clima estiver quente e fique assim por pelo menos um mês.
A estação de crescimento dela sempre será o verão. Mas dependendo a espécie e o ambiente ela pode ter períodos de dormência. Isso significa que vai demorar mais para crescer.
A floração também vai depender desses fatores, e é importante ter paciência e sempre observar o desenvolvimento das plantinhas.