Caparaó-MG, quarta-feira, 20 de setembro de 2023. Por Kah Silva – Plantar cebola em potes não é nada difícil, ela é uma planta que não cresce muito e é simples de cuidar. O básico é um solo fértil, sol e água.
A cebola é muito boa para ter sempre em casa. Ela tem uma quantidade de nutrientes bem grande. Tem função antioxidante e anti-inflamatória. Pode ajudar a regular o açúcar do sangue e ajuda no sistema imunológico entre outros benefícios.
Por isso vamos aprender 2 formas de plantar cebola em potes e ter mais saúde na mesa com produtos naturais!

1 Plantar cebolas em podes com mudas prontas
Plantar desse jeito é o mais comum e simples. Os potes precisam ter pelo menos 15 cm de fundo. No pote de sorvete você pode colocar 2 mudas.
Depois faça furos no fundo para drenar a água. Coloque substrato ou algum adubo orgânico. Cada muda deve ter distância de 3 cm, pode fazer um furo com o dedo e colocar a raiz na terra, apoiando com um pouco de terra sem apertar. A cebola precisa de terra mais fofa.
Ague todos os dias e não deixe moscas aproximarem. Vigie a qualidade do solo e deixe que ele tenha sempre umidade, mas sem encharcar. Pode colocar mais adubo ou terra fofa se precisar sem tampar as folhas.
Lembre de colocar os potes sempre no sol durante o dia. Sem ele as mudas morrem rapidamente. Colher elas será bem fácil, a cebola passa da terra e vai ser fácil ver que cresceram.
É só retirar da terra, lavar e pronto! Lindas cebolas para sua refeição!
2 Plantar cebola em potes usando os bulbos
Os bulbos da cebola que for usar não podem ter sinais de apodrecimento. Até broto pode, mas devem estar saudáveis.
O lugar onde vai plantar pode ser em potes de sorvete, que cabem até duas cebolas, ou potes maiores. Depende do seu espaço e condições.
A qualidade da terra é muito importante. Vai precisar de substrato ou terra com adubo orgânico. A umidade será sempre controlada para não correr o risco delas apodrecerem antes de colher. Ou ainda se a terra ficar muito seca, elas não poderão desenvolver.
Plantar é muito fácil, é só cortar a cebola na parte de cima e deixar a raiz apoiada na terra. Afunde ela levemente na terra. O solo precisa ser fofo, úmido sem encharcar e manter limpo, sem risco de moscas.

Lembrando que cultivar plantas em casa, além de poder ajudar na alimentação, trazem satisfação e paz ao ambiente. O cuidado com elas favorece um relacionamento melhor com a disciplina, cuidado e amor.