Categorias: Agro e Jardim

Já ouviu falar em begônia maculata? Conheça tudo sobre essa espécie

Publicado por
Bruna Vaz

Campinas, 14 de novembro por Bruna Vaz – Cuidar de plantas não é uma coisa muito simples, mas com jeitinho, você vai dar conta. Além disso, nos últimos tempos elas se tornaram objetos de decoração. Além disso, é possível transformar os ambientes com simples mudinhas. Pensa em uma planta que tá alta. É a begônia maculata, também conhecida como begônia manchada.

Eu tenho certeza que você já viu alguma por aí. A cor e os detalhes dessa espécie encantam muitas pessoas. Por isso trouxemos as principais curiosidades para você entender mais e não errar nos cuidados diários, se for investir em uma.

Sobre a begônia maculata

A begônia maculata é daquelas que não dá trabalho. É só colocar num lugar com uma luz suave, nada de sol direto. Manter o solo sempre úmido e garantir uma boa drenagem é o segredo para ela estar sempre se renovando. Um detalhe importante, é que ela não gosta de exposição solar.

Ela se dá bem em ambientes com diferentes níveis de umidade, o que faz dela a escolha perfeita para qualquer lugar. E se o espaço é apertado, sem problemas. Dá para cultivar ela numa boa em vasos. Molhe umas 3x na semana ou sempre que sentir que o vasinho está seco. Vai por mim, isso faz toda a diferença.

Já ouviu falar em begônia maculata Conheça tudo sobre essa espécie – Canva

Muitas pessoas comentam sobre as flores da begônia maculata. No entanto, eu particularmente nunca vi uma. Parece que elas são muito raras e demoram demais para nascer. Além de precisarem de uma série de cuidados especiais.

Outra coisa que notei cuidado de uma mudinha dessas, é que mesmo ela estando sozinha em um vasinho, sempre aparecem insetos. Sejam lesmas ou formiguinhas pequenas. Por isso, é ideal que você esteja acompanhando o desenvolvimento dela para não ter surpresa.

Digo isso porque eles acabam roendo as folhinhas e deixando elas bem fracas. Outra dica é usar borra de pó de café já usado na terra. Vi uma grande diferença adicionando esse ingrediente uma vez por semana no vaso da begônia maculata. Acho muito interessante você usar essa dica e replicar nas suas mudas. Conta pra mim se você já usou alguma dessas dicas e o que faz para sua verdinha ter saúde.

Bruna Vaz

Moro em Campinas-SP. Apaixonada por livros, e desta paixão surgiu o amor pela escrita. Designer nas horas vagas, sonho em viajar o mundo, mãe de pet, Grifinória e Swiftie.