Curitiba, sexta-feira, 06 de outubro de 2023. Por Carolina Rodelo- Uma das formas de evitar desperdícios com alimentos é congelando eles. Mas saiba que nem todos os alimentos devem ou podem ser congelados.
Antes de levar seus alimentos para o congelador é preciso saber se ele pode ser congelado e qual a maneira certa para congelar esses alimentos.
Refeições prontas também podem ser congeladas, mas é preciso ter alguns cuidados para conservar de maneira correta.
Como congelar alimentos corretamente
Antes de sair congelando alimentos para evitar jogar fora, saiba que nem todos podem ir para o seu congelador.
Legumes como batata e pepino não devem ser congelados por conterem muita água. Ao congelar esses legumes, eles perdem a textura e ficam estranhos para o consumo.
Outro alimento que nunca deve ser congelado é o ovo cru ou cozido. O ovo cozido quando congelado fica com textura de chiclete e estranha. Já o cru, ele pode rachar a casca e ovo pode ser contaminado.
Iogurtes também não vai para o congelador, assim como requeijão. Por terem pouca gordura, ao congelar sua textura muda e não volta ao normal quando descongelado. Evite!
Mas frutas em geral, carnes e alguns legumes podem ser congelados, mas é preciso ficar atento o modo de congelamento de cada alimento para evitar desperdícios.
Para as frutas o ideal é congelá-las cortadinhas, espalhadas em um recipiente com tampa, ou em sacos plásticos.
Já os legumes devem ser congelados em potes de vidros ou saquinhos. Esses alimentos podem ficar congelados até seis meses
Já as carnes devem ser congeladas sem tempero, assim você vai preservar o sabor da carne e o tempero não vai interferir.
As carnes também devem ser congeladas em potes de vidro e saquinhos. Lembre-se de tirar o ar dos saquinhos antes de congelar, assim sua carne irá durar até 3 meses no congelador.
Você também pode congelar pequenas quantidades de molhos e de ervas. Uma dica é usar as forminhas de gelos para congelá-las, elas facilitam na hora de cozinhar.
Com essas dicas, você evita os desperdícios e mantém a qualidade dos alimentos congelados.