8 fertilizantes naturais para turbinar o seu jardim

Saiba 8 tipos de fertilizantes naturais para o seu jardim e até mesmo sua horta.

Londrina, quarta -feira. 06 de setembro de 2023. Por Emely Pinheiro – Fertilizantes naturais são sem dúvidas uma das melhores formas de potencializar o solo para melhorar as riquezas e a qualidade das suas plantas em seus jardins, canteiros e hortas. Alguns não são tóxicos para as plantas, já outros precisam passar pelo processo de compostagem para que não sejam tóxicos para as plantas.

O fato de você poder utilizar de matérias primas que são produzidas no dia a dia da sua casa, para poder fertilizar e potencializar o solo do seu jardim, é a melhor aposta que você poderia fazer, além de ajudar o meio ambiente diminuindo a quantidade de lixo, você tomará uma atitude completamente sustentável para o planeta que você vive.

Hoje vou mostrar 8 coisas que você normalmente descartaria e se tornaria lixo, em algo útil e reaproveitável, que vai melhorar o solo do seu jardim ou da sua horta, e que são naturalmente produzidos na sua casa. Por exemplo, vamos começar com um item que não falta na nossa casa, o café.

Você sabia que a borra do café é um fertilizante natural? Exatamente, depois de passar o seu cafezinho diário, em vez de descartar a borra do café, você pode misturar o pó úmido em volta das plantas. Ele é rico em minerais que são importantes para o solo, e é um aliado para espantar o mosquito da dengue.

Saquinhos de chá. Esse aqui serve como repelente para pragas, mas também tem muitos nutrientes. Qualquer tipo de chá pode ser utilizado, e o saquinho vai sobre o solo. Vale lembrar que é necessário não deixá-los tão úmidos, então o ideal é esperar um tempo depois do preparo do chá, para daí colocar os saquinhos no jardim ou nas hortas.
Erva-Mate. Quem aqui é fã de chimarrão? Essa é outra coisa que você pode descartar diretamente no solo, que servirá como um excelente potencializador. Mas é preciso comportar antes de descartar, o segredo é não deixar que a erva esteja muito úmida pois pode aparecer mofos e danificar as plantas.

Cinzas. As cinzas da lenha, é como outra. Tem muito potássio, e é ótima para o solo. Pode ser descartada diretamente no solo, sem precisar de compostagem, já que elas não têm umidade. Único cuidado necessário, é que a cinza não pode estar misturada com sal, então cinzas de churrasqueira não devem ser utilizadas mesmo que sejam cinzas de lenha, porque o sal pode se misturar com a cinza, e acabar danificando as plantas.
Casca de ovos. Esse é um dos calcários mais potentes e naturais, e você produz dentro do conforto da sua casa. O segredo para aplicar no solo, é que a casca deve estar o mais moída possível, assim facilita a absorção no solo, para quebrá-las é só deixar que elas sequem bem, e depois moer da forma que você achar mais conveniente.

Cascas de moluscos. Camarões, mexilhões, enfim, qualquer crustáceo ou moluscos, possuem casquinhas que podemos descartar. Esse descarte pode ser utilizado no solo. Assim como a casca dos ovos, você deve moer o melhor que puder, e espalhar pelo solo. É rico em cálcio e fósforo.

Casca de banana. As cascas são mágicas. Você pode picar ou utilizar ela inteira mesmo, ai vai da estética que você quer deixar no jardim ou na horta. Elas vão ajudar na umidade do solo, e ajudam a fertilizar de forma lenta o solo.

Cascas de amêndoas. Elas ajudam a proteger a desidratação do solo, e é uma barreira contra ervas daninhas. Lembre-se que se estiverem salgadas, é importante se livrar do sal para daí jogá-las no solo. Ela tem um benefício a longo prazo, e pode ser usada sem medo.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais