Rio de Janeiro, terça-feira, 12 de setembro por Amanda Barbosa – Você é pai ou mãe e a batalha diária contra a bagunça dos brinquedos dos seus filhos parece uma missão quase impossível? Relaxa, sabemos como é. Mas não precisa entrar em pânico. Vou te dar algumas dicas práticas para organizar a casa sem se estressar.
6 dicas de organização dos brinquedos
- Separe o que serve ainda ou não
Comece olhando todos os brinquedos que eles ainda usam, quais podem ser doados. Não adianta guardar um monte de coisa que não usa só pra fazer as vontades. Ensine que outra crianças podem ser beneficiadas com esse gesto.
- Defina onde vai guardar
Essa é a regra de ouro para manter tudo no lugar. Crie um lugar específico para cada tipo de brinquedo. Caixas, prateleiras, cestas, o que funcionar melhor no seu espaço. Isso facilita na hora de guardar e achar os brinquedos.
- Use etiquetas nas caixas
Mesmo que seus filhos não saibam ler, é legal usar etiquetas nas caixas. Você pode escrever, desenhar, separar por cor. Assim fica mais fácil de encontrar onde estão as coisas que ele mais gostam.
- Peça ajuda das crianças
Mesmo sendo uma tarefa chata e que eles se recusem, depois de brincar ele precisam guardar tudo. Comece desde pequeno mostrando onde tudo deve ficar para permanecer arrumado. Mas, sabemos que casa que tem criança, tem brinquedo espalhado e isso é muito normal.
- Limpeza no ambiente semanal
Toda semana você pode organizar os cantinhos dos brinquedos, as caixas, sacolas ou o lugar que você separou pra isso. Além disso, pode criar uma brincadeira pra fazer junto com a criançada e aproveitar esses momentos.
- Espaço só para brincadeiras
A última dica é criar um espaço ou separar um cantinho do quarto pra deixar esses brinquedos. Pode ser caixas, baú da cama ou gaveteiros grandes. Muitas lojas vendem esses artigos que ajudam na arrumação e organização da casa. Ter cômodas pode ser muito bom também para guardar tudo.
Não tem muito mistério quando se fala em organização da casa e dos brinquedos. Cada pessoa tem sua própria maneira de fazer isso. Mas, você pode definir lugares e dias específicos, assim o trabalho fica mais fácil, simples e rápido. Gostou dessas dicas e como você faz em casa? Conta pra gente, quem sabe outra pessoa não pega a sua dica e bota em prática também?! Vai ser legal compartilhar suas experiências com os outros.