- Nenhum comentário publicado.
Os cara pálidas são pessoas que não tem vigor na face, dormem muito e foram intitulados dessa maneira pelos índios americanos porque tinham como característica a pele branca e vermelha.
Uma sonâmbula procurava no midiar da noite uma menina de cara vermelha. É o início da minha estória.
A moça que era sonâmbula não irá de forma alguma recordar da cena, mas com assertiva a cena surreal será relembrada por seus familiares, pois estes foram acordados por índios imaginários em Pleno inverno da cidade de Palmas- Tocantins.
Ela, a sonâmbula pertencia à árvore genealógica dos Regalados, família distinta do sertão Rio-grandense, terra dos papa-jerimuns.
Esta terra não é dos vudus ou de parente do Bicho-papão, mas advém de expressão que agrega descendentes de Região do nordeste em que os americanos tiveram a honra de conhecer na segunda guerra mundial, local em que bravos nordestinos tinham o costume de apreciar um bom prato de purê de abóbora e naturais da cidade de Natal-RN.
O termo papa-jerimum, segundo lendas recolhidas por não menos do que o culto Luis da Câmara Cascudo, na sua obra Dicionário do Folclore Brasileiro, o presidente de província Lopo Joaquim de Almeida Henriques, que administrou de 30 de agosto de 1802 a 19 de fevereiro de 1806, mandou fazer roçados de mandioca e melancias e com elas pagara “possivelmente” aos funcionários públicos com essas espécies. Dizia-se também que no ano de 1906, a primeira versão do Jornal Diário de Natal, na coluna intitulada “De meu canto”, o autor sob pseudônimo “Neto”, publicou a pretensão do então governador Pedro Velho de pagar aos funcionários com salários em atraso, com jerimuns, fazendo alusão ao presidente de província Lopo Joaquim, citado anteriormente. Nesta coluna, o autor acusa o governador de plantar jerimuns nos jardins públicos da cidade.
Pois agora vamos falar sobre sonambulismo, papa-jerimuns e o porquê que o motivo da conversa de hoje é sobre a menina da cara vermelha.
Eu tive a descendência de Gorgônio Regalado, que por sinal descende de Pedro-Regalado, que era um santo lá da Espanha, um franciscano extremamente culto que tinha o poder da ubiquação, de estar em dois lugares ao mesmo tempo.
O santo da Espanha era um homem genial, ele acalmava feras da região, touros selvagens e tinha o poder da ubiquação, que também era um dom de Santo Antônio de Pádua. E este sobrenome Regalado surge de uma promessa pois minha tataravó tinha perdido tres filhos devido abortos naturais e jurou que o próximo não morreria pois teria o nome do santo do dia.
Ele não ficava em cima do muro, era um gênio que ficava no muro e no ar, talvez um gênio da lâmpada.
A genética do sonambulismo foi repassada a família.
O sonambulismo apresenta-se como um distúrbio cuja causa ainda é desconhecida. e se manifesta durante o estágio mais profundo do sono, o sono de ondas lentas, não-REM.
Segundo Allan Kardec é coisa de alma evoluída, e não de alma doido-varrida, pois o sonambulismo seja magnético, artificial, provocado ou induzido seria um estado de emancipação da alma provocado pela ação que um magnetizador exerce sobre outra pessoa, por meio do fluido magnético, onde a lucidez da alma é mais desenvolvida, ou seja, ela vê as coisas com mais precisão.
Se esta teoria for verídica os Regalados são influenciados por almas do outro mundo, e começo a ter medo.
Gorgônio em estado de sonambulismo convicto teve certeza de um prelúdio e conversa informal com um extraterrestre quando acordou no meio da noite e pediu a sua amável companheira para abrir a janela, e esta sem saber de nada teve o cuidado de acordar devagarinho, assombrada, com medo de ladrão e ser a responsável pelo ato material de abrir a janela.
E disse:
- Zilda, olha o disco voador!
Moema, filha de Gorgônio Regalado, mamãe, acordou a rua inteira porque tinha um jacaré debaixo da cama.
Alguns outros parentes já gritaram no meio da noite, outros viram nossa senhora com vários anjos envoltos numa bola brilhante e correu na casa inteira sem parar, em estado de transe.
A última vez, foi a vez da menina de cara vermelha.
Nessa noite, uma das netas de Gorgônio dormiu mal e quando dormiu resolveu acordar com os olhos fechados e abriu a porta do quarto de uma das bisnetas e acordou a casa toda perguntando a bisneta por que razão ela estava com a cara vermelha?
São coisas inexplicáveis e diga-se de passagem quem ficará com a cara ermelha será a pobre sonâmbula que não sabe o quê faz, mas age porque alguma alma penada do outro mundo quis brincar de cara vermelha com todos da casa.
Utilizou o fluído magnético e Allan Kardec que o diga.
A casa pegou fogo!