Hospital e Maternidade Dona Regina entra para a lista dos melhores hospitais públicos do país em ranking nacional da saúde

Hospital e Maternidade Dona Regina entra para a lista dos melhores hospitais públicos do país em ranking nacional da saúde
Foto: SES/Governo doTocantins

 

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, em Palmas, conquistou destaque nacional ao entrar na lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. O reconhecimento foi divulgado nessa terça-feira, 6 , e envolve apenas unidades que atendem exclusivamente pelo SUS.

A seleção é resultado de um estudo conduzido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), com apoio de instituições como a Opas/OMS, o Instituto Ética Saúde, o Conass e o Conasems. O levantamento analisou hospitais das redes federal, estadual e municipal em todo o país.

Para chegar ao ranking, foram considerados indicadores como qualidade da gestão, taxas de ocupação, índices de mortalidade, tempo médio de internação, acreditação hospitalar e a disponibilidade de leitos de UTI, entre outros dados técnicos.

O governador Wanderlei Barbosa afirmou que o resultado reforça o compromisso do Estado com a saúde pública e reconhece o trabalho realizado na unidade. Segundo ele, o desempenho do hospital é reflexo de investimentos contínuos, boa gestão e dedicação dos profissionais.

Trabalho da equipe é ressaltado

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, também destacou que a posição alcançada pelo Dona Regina é fruto do esforço coletivo da equipe multiprofissional e das prioridades adotadas na área da saúde.

Excelência espalhada pelo país

Para o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto, a lista mostra que o Brasil possui hospitais públicos de excelência em todas as regiões, fortalecendo a imagem do SUS como sistema capaz de oferecer atendimento de qualidade.

Referência em saúde materno-infantil

O Hospital Dona Regina é referência em saúde da mulher e da criança, atendendo mais de 800 mil pessoas. A unidade oferece serviços de ginecologia, obstetrícia, neonatologia, atendimento a vítimas de violência sexual, além de programas como Banco de Leite Humano, Método Canguru e Casa de Apoio para Gestantes.

Estrutura e atendimentos

Anualmente, o hospital realiza mais de 300 mil atendimentos, incluindo cerca de 5 mil partos. A estrutura conta com 83 leitos clínicos, 26 leitos de cuidados intermediários e 20 leitos de UTI neonatal, com o trabalho de aproximadamente 1.600 servidores.

Selo de qualidade

A unidade mantém o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela OMS e pelo Unicef, que reconhece práticas de incentivo ao aleitamento materno e atendimento humanizado.

Próxima etapa da premiação

A lista dos 100 hospitais ainda passará por uma nova fase de avaliação para definir os 10 melhores hospitais públicos do Brasil, que serão anunciados em maio. A próxima etapa levará em conta a satisfação dos pacientes, o nível de acreditação e a eficiência no uso dos recursos públicos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias