A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) iniciou o processo para contratar uma empresa especializada em higienização para atuar no Hospital Geral de Palmas (HGP). A medida busca melhorar as condições do ambiente hospitalar para pacientes, acompanhantes e servidores.
A decisão foi tomada após alinhamento com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), garantindo respaldo jurídico ao processo de contratação e mais segurança nas ações adotadas pela pasta.
Segundo a SES, há meses estão em andamento dois procedimentos paralelos: um processo de licitação definitiva e outro de contratação emergencial. Além disso, a secretaria prepara uma portaria, que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado, autorizando formalmente a contratação da empresa.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, explicou que um chamamento público segue aberto, mas a baixa adesão não tem sido suficiente para atender a demanda do hospital. Diante disso, a contratação emergencial foi adotada como solução temporária, até a conclusão da licitação.
Continuidade dos serviços no hospital
De acordo com o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, a limpeza da unidade vem sendo feita por auxiliares de serviços gerais contratados pela SES. Desde 2025, mais de 160 profissionais foram contratados para reforçar o serviço.
Ajuste de equipes e escalas
Mesmo com o reforço, a direção do hospital tem feito ajustes nas escalas de trabalho, de acordo com o fluxo de pacientes e as necessidades da unidade, para manter o ambiente organizado e garantir o funcionamento dos serviços enquanto a nova contratação não é concluída.










