Veja como conseguir o desconto na conta de luz

Vila Velha, 21 de Novembro de 2023, por Eduarda Villela. O pagamento da conta de luz é uma grande preocupação entre a população brasileira. Afinal, por conta das temperaturas mais elevadas nos últimos dias, é comum o uso de ar-condicionado, o que torna a conta mais alta. Saiba como é possível ter o direito de desconto no valor total.

Conta de luz
É possível ter desconto na hora de pagar a conta de luz. Imagem de Unsplash.

Desconto na conta de luz

Com a alta das temperaturas no país, é normal que a conta de luz fique mais alta no final do mês. Por conta da maior demanda de energia elétrica, é importante saber que é possível ter descontos no valor total de até 65%. Esse benefício tem a ver com a Tarifa Social de Energia Elétrica, porém, o grupo que tem direito é o de baixa renda.

Veja também: Você sabe quais direitos são garantidos em caso de “apagão”?

O primeiro passo é saber da necessidade de ter um registro no Cad Único para garantir o desconto na conta de energia. Para realizar o seu cadastro é preciso ir até o Centro de Referência em Assistência Social mais próximo da sua moradia. Logo, é importante seguir todas as normas para garantir o seu direito.

Os membros da família precisam mostrar todos os documentos mais relevantes para o CRAS. Por exemplo, as carteiras de identidades, comprovantes de renda e de endereço são cruciais como garantia do direito. Afinal, é preciso fazer parte do grupo de baixa renda familiar para conseguir o desconto na fatura.

Formas de conseguir o desconto de até 65% na conta de luz

Como visto, o fator principal é ter o registro no Cad Único para comprovar a baixa renda familiar, com renda per capta de até um salário mínimo. No CRAS, é preciso analisar os principais programas sociais que o cidadão tem direito de acordo com a sua condição socio-econômica. Porém, para ter um desconto maior é importante analisar algumas informações.

Veja também: Veja se o auxílio gás será pago no mês de Novembro

O Governo Federal oferece um bom desconto na conta de luz de acordo com o consumo mensal de energia por família. Se for de até 30 kWh por mês, valor a descontar será de até 65% na fatura, logo, para quem consome entre 31 e 100kWh por mês, a conta reduzirá em 40%. Entre os que consomem 101 e 220 kWh, descontará em 10%, se o consumo ficar acima disso, não garante nenhum benefício.

Foto de Eduarda Villela
Eduarda Villela
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]