Com a aproximação do Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo, 10, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM) orienta os consumidores a irem além das promoções na hora de escolher o presente. A recomendação é verificar certificações de segurança e qualidade em produtos que vão de eletrodomésticos a roupas e cosméticos.
Segundo o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, é fundamental procurar pelo Selo de Identificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na embalagem. A presença do selo atesta que o produto passou por avaliações de segurança. No caso de eletrodomésticos, também é essencial observar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence). “Produtos muito baratos podem ter menor eficiência energética, o que resulta em maior gasto de energia ao longo do tempo”, alerta o presidente. A etiqueta classifica os aparelhos, e quanto mais próxima da letra ‘A’, maior a eficiência energética.
Para quem pretende presentear com artigos de vestuário, a atenção deve se voltar para as etiquetas. Elas precisam conter, em português, informações como o nome e CNPJ do fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil, tamanho e instruções de conservação. Esses dados são essenciais para garantir a procedência da peça e evitar reações alérgicas.
No caso de cosméticos e perfumes, que são produtos pré-medidos, a embalagem deve informar o peso líquido, desconsiderando o frasco. A AEM reforça que a compra em estabelecimentos formais e a exigência da nota fiscal são as maneiras mais seguras de garantir os direitos do consumidor, pois o documento comprova a compra e permite o rastreamento do fabricante se houver problemas.
Canais de Denúncia
Consumidores que encontrarem produtos sem as devidas certificações ou com irregularidades podem contatar a Ouvidoria da AEM. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (63) 99973-5520, ou através do e-mail ouvidoria@aem.to.gov.br.